Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25451

TítuloProgramar para prevenir: o uso do Scratch na segurança na internet
Autor(es)Lopes, Ana João Ribeiro
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveScratch
Segurança Internet
Projeto
TIC
Project
ITC
Internet security
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI
Resumo(s)O ambiente de programação Scratch, criado pelo MIT em 2007, permite criar facilmente histórias interativas, animações, jogos, música e arte e partilhar essas criações na web. O presente artigo apresenta um projeto de intervenção pedagógica supervisionada, com uma componente investigativa, que envolveu a utilização do Scratch, como estratégia para promover o desenvolvimento de competências e estruturar conhecimentos relativos à Segurança na Internet. O estudo foi implementado numa turma do nono ano do ensino básico, na disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação e decorreu ao longo de sete sessões de noventa minutos. Neste artigo, são descritas as fases de desenho do projeto (análise do contexto, definição de objetivos), a forma como foi implementado, e são ainda apresentados e comentados alguns dos artefactos criados pelos alunos. Termina-se com uma reflexão sobre oportunidades que se colocam à implementação curricular da ferramenta Scratch em contexto de sala de aula bem como os desafios que dai decorrem.
The programming environment Scratch, created by MIT in 2007, allows easy creation of interactive stories, animation, games, music and art and sharing those creations on the web. This article introduces a pedagogical intervention project, with an investigative component, that involved the use of Scratch programming environment as a strategy to promote the development of skills and consolidate knowledge regarding Internet Safety. This study was applied to a nineth year class in ICT lessons, during seven sessions of ninety minutes. This article describes the stages of project design (context analysis, defining objectives), the way implementation occurred and presents and comments some artefacts produced by the students. It ends with a reflection on opportunities and challenges facing the introduction of Scratch in a lesson environment, as well as the challenges arising therefrom.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25451
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana_Joao_challenges2013.pdf373,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID