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https://hdl.handle.net/1822/25499
Título: | Trajetórias de carreira de estudantes universitários portugueses com cegueira |
Autor(es): | Baptista, Verónica Alexandra Mota |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu Pinto, Joana Carneiro |
Palavras-chave: | Estudantes universitários Cegueira Carreira College students Blindness Career |
Data: | 5-Jul-2013 |
Resumo(s): | O objetivo deste estudo é caracterizar os percursos de carreira de universitários com
cegueira. Mais especificamente, pretende-se descrever e avaliar aspetos objetivos e subjetivos
do desenvolvimento da carreira de alunos universitários com cegueira portugueses, para
identificar necessidades específicas de intervenção vocacional neste grupo da população do
ensino superior. Com vista ao prosseguimento dos objetivos da investigação, desenvolveu-se
um estudo de natureza qualitativa, com recurso à técnica da entrevista e à análise de conteúdo
segundo o método de Bardin (1977, 2002). A amostra é constituída por seis participantes que
representam cerca de 25% dos alunos com cegueira portugueses inscritos no ensino superior
universitário, no ano letivo de 2012/2013. Os participantes têm idades entre 19 e 37 anos
(M=25,3, DP = 6,15). Apesar das suas diversas proveniências, habitam maioritariamente no
distrito do Porto. Da análise das entrevistas sobre as vivências de carreira dos alunos emergiram
sete categorias de significado principais: recursos, integração/adaptação, suporte social,
aprendizagem, lazer, carreira, institucionalização, e atitudes e comportamentos vocacionais.
Este estudo baseou-se em modelos de bem-estar inclusivo, que articulam os objetivos
académicos e profissionais, com as outras tarefas e papéis de vida e permitiu concluir que as
intervenções de aconselhamento vocacional são relevantes para este grupo da população. The aim of this study is to characterize the career paths of students with blindness. More specifically, we intend to describe and evaluate objective and subjective aspects of the career development of Portuguese college students with blindness, to identify specific needs of vocational interventions for this group of higher education. With a view to pursuing the objectives of this research, we developed a qualitative study, using the interview technique and content analysis according to the method of Bardin (1977, 2002). The sample consists of six participants representing about 25% of Portuguese university students with blindness enrolled in higher education in academic year 2012/2013. Participants are aged between 19 and 37 years (M = 25.3, SD = 6,15). Despite their severall origins, living mostly in the district of Porto. The analysis of the interviews on the career experiences of students indicates the emergence of seven categories of meaning: resources, integration / adaptation, social support, learning, leisure, career, institutionalization, and vocational attitudes and behaviors. This study was based on models of well-being inclusive, linking academic objectives and professional with other work and life roles and concluded that interventions are relevant vocational counseling for this population group.This study was based on models of inclusive well-being, linking academic and professional objectives with other work and life roles, and concluded that career counseling is relevant for this group of the population. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25499 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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