Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25638
Título: | Ensino da literatura: nós e laços |
Autor(es): | Duarte, Regina dos Santos |
Orientador(es): | Castro, Rui Vieira de Silva, Vítor Manuel de Aguiar e |
Data: | 22-Jul-2013 |
Resumo(s): | Este trabalho de investigação parte da assunção da centralidade do
ensino da literatura na educação em línguas, e da centralidade desta nos
currículos escolares. Começa-se por analisar os campos que tomam por
objeto o ensino da literatura nos sistemas educativos, enquanto fatores
configuradores. Assim, o campo pedagógico é o vértice do triângulo
formado também pelos campos académico e cultural, dado ser ele
próprio um factor configurador do ensino da literatura nas escolas e
integrar os contributos dos outros campos. Esta integração é feita por via
da recontextualização pedagógica, isto é, da apropriação dos saberes dos
campos de produção primária do saber e dos mandatos que sociedade e
instituição atribuem ao ensino da literatura. Analisa-se as aproximações e
afastamentos que ao longo do tempo e em diferentes períodos se verifica
entre estes campos.
Como fontes de dados, acedeu-se ao discurso institucional e às
vozes dos professores. Estes dados possibilitam observar eixos
fundamentais na constituição da disciplina de língua portuguesa no
discurso oficial, bem como conceções e práticas dos docentes no que ao
ensino da literatura se refere. Através de casos de estudo, analisa-se
também diferentes modos de ensinar literatura nas escolas portuguesas e
propõe-se a aproximação a uma teoria de modelos de ensino da
literatura. Como conclusão da investigação, problematiza-se a relação entre
objetivos de ensino da literatura, assumidos pelo discurso oficial e pelos
professores, e a sua consecução nas práticas pedagógicas. Problematizase
também a compatibilização proposta por vozes do discurso oficial e do
campo académico para o que são os eixos estruturantes do ensino da
literatura, com pesos e incidências diferentes no tempo. A tensão entre os
diferentes fatores geradores no ensino da literatura é discutida do ponto
de vista do campo pedagógico, para se compreender quais os nós que
importa desfazer: os das práticas baseadas em conflitos nunca resolvidos ou em equívocos nunca esclarecidos, como as relações entre o estudo da
linguagem e o estudo do texto literário, ou entre o prazer de ler e a
fruição estética, ou entre o crescimento pessoal e o conhecimento sobre a
literatura, por exemplo. Da mesma forma se propõe o fortalecimento de
alguns laços, frágeis aproximações a consolidar com o auxílio da
investigação, de forma a que os textos que são lidos na sala de aula, o
objetivo e a forma como são lidos, resultem numa experiência de leitura
coerente e, consequentemente, gratificante para o aluno leitor. In this research project, we assume that literature is central to the teaching of languages, as also is the language teaching central to school curricula. In the first part of this work, we analyse the fields that have literature teaching as an object and that generate knowledge about literature. Thus, the pedagogical field is the vertex of a triangle, formed also by the academic field and the cultural field. The pedagogical field is both a production field and a field of didactical recontextualisation, since it appropriates the knowledge from the academic discourse, a field of primary production, but also the mandates from the cultural and official discourses. We analyse the impendence and the digression in the relations between these three fields. In order to analyse the different configuration factors, we brought to discussion the official discourse and the teachers’ voices, as data sources. These data allow us to observe the fundamental axes on the subject formation and in official discourse, both as teachers’ conceptions and practices in the teaching of literature. Through study cases, we also analyse different ways of teaching literature in Portuguese schools and we propose the outline of a theory of literature teaching models. As a conclusion to this research, we problematize the relationship between objectives to literature teaching, stated both by the official discourse and teachers, and it’s consecution into classroom practices. We also discuss the compatibility proposed by the voices of official and academic discourse to the main axes of literature teaching, with different weights and incidences throughout the times. The tension between the different generating fields is assumed from the point of view of didactical recontextualisation, in order to perceive which knots have to be untied, since they are related to practices based on conflicts that are not solved, or misconceptions that are not disambiguated, such as the relationship between language analysis and literary text, the aesthetic pleasure and the reading pleasure or the personal growth and the knowledge about literature. We also propose the strengthening of some loops, the fragile approaches that need to be consolidated, supported by research work, in a way that text selection, reading objectives and ways of reading are put together to provide coherent reading experiences, and, consequently, gratifying for the reader student. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Educação (área de especialização de Literacias e Ensino do Português) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25638 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Regina dos Santos Duarte.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |