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TítuloEstudo da viabilidade da implementação de FIFO Lane ou Supermercado entre processos
Autor(es)Tinoco, Claudia Liliana da Silva
Orientador(es)Carvalho, Dinis
Palavras-chaveFIFO lane
Supermercado
Sistema puxado
Kanban
WIP lane
Supermarket
Pull system
Data2013
Resumo(s)A presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Industrial (ramo Gestão Industrial) e desenvolveu-se na secção Chassi System Control (CC) de uma empresa de componentes eletrónicos em Braga – a Bosch Car Multimédia, S.A. O Chassi System Control é a secção da Bosch responsável pela produção de sensores ESP (Electronic Stability Program) e está organizada em dois grandes processos – a pré-montagem e a montagem final. A pré-montagem é constituída por sete subprocessos nos quais são efetuadas pré-preparações aos PCB’s (printed circuit board) utilizados na montagem dos sensores. Por sua vez, a montagem final, é composta por quatro células produtivas responsáveis por montar os sensores ESP e transformá-los em produto acabado. Isto significa que a pré-montagem tem de ser capaz de fornecer material para quatro células em simultâneo. Esta secção é caracterizada por um elevado número de referências e fluxos produtivos diferentes, que tornam a gestão da produção complexa e difícil, levando mesmo ao constante planeamento da pré-montagem, à existência de stocks intermédios descontrolados, a paragens da pré-montagem e da montagem final por falta de material, assim como a um consequente stress de todas as pessoas envolvidas nesta gestão. Com o intuito de melhorar a forma de planear e gerir a produção do Chassi System Control, foi estudada a viabilidade da implementação de FIFO Lane ou Supermercado entre os processos de pré-montagem e montagem final. Uma vez que, era inviável implementar FIFO Lane e Supermercado entre os dois processos da secção, foi posteriormente desenvolvida uma solução alternativa capaz de cumprir o objetivo da dissertação, mesmo com flutuações nas quantidades encomendas pelos clientes, produção não nivelada e uma elevada diversidade de produtos e fluxos produtivos. A solução alternativa consiste na existência de um stock intermédio e limitado (designado por WIP Lane), entre a pré-montagem e cada uma das células da montagem final, onde as autorizações de produção nos subprocessos da pré-montagem são despoletadas unicamente pelo consumo da montagem final. Com a implementação da solução alternativa, o planeamento da produção passou a ser efetuado por menos pessoas e em menos tempo, os stocks intermédios passaram a ser menores e controlados, as paragens na pré-montagem e na montagem final deixaram de existir e a redução do stress das pessoas foi notória.
The present work was performed under the Master in Industrial Engineering (Branch Industrial Management) and developed in section Chassi System Control (CC) of a company of electronic components in Braga - Bosch Car Multimedia, S.A. The Chassi System Control is section of the Bosch responsible for the production sensor ESP (Electronic Stability Program), and is organized into two major processes - pre-assembly and final assembly. The pre-assembly is composed of seven subprocess and it is them that are made pre-preparations to PCB's (printed circuit board) used in the assembly of the sensors. In turn, the final assembly, comprises four production cells responsible for assembling the ESP sensors and convert them into finished product. This means that the pre-assembly must be able to provide material for four cells simultaneously. This section is characterized by a high number of part numbers and productive flows different, which make your production management complex and difficult, even leading to the constant planning of pre-assembly, the existence of work in process uncontrolled, the stops of the pre-assembly and final assembly for lack of material as well as the consequent stress of all the people involved in this management. In order to improve the way to plan and manage the production of the Chassi System Control, were studied the feasibility of implementing FIFO Lane or Supermarket between the processes of pre-assembly and final assembly. Since it was impractical to implement FIFO Lane or Supermarket between the two processes of the section was subsequently developed an alternative solution able to meet the goal of the dissertation, even with fluctuations in quantities orders by customers, production uncapped and high product diversity and productive flows. The alternative solution consists the existence of a limited work in process between the pre-assembly and each of the cells to final assembly, where the permits production of pre-assembly are triggered solely by the consumption of the final assembly.With the implementation of the alternative solution, production planning has to be done by less people and in less time, work in process have become smaller and controled, and stops in pre-assembly and final assembly ceased to exist, and the reduction the stress of the people was evident.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25642
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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