Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25866
Título: | A educação em ciências para a cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas : balanço de um projeto |
Autor(es): | Leite, Laurinda |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) teve início na passada década de 60, em escolas de ciências da saúde, e foi-se a outras áreas, incluindo a educação em ciências. O objetivo do recurso a Ensino Orientado para a ABRP (EOABRP) é melhorar a formação científica dos cidadãos e contribuir para o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável, os quais requerem cidadãos informados, capazes de intervir, responsável e ativamente, em questões socio-científicas ou seja, em problemas que, sendo sociais e ambientais, têm fundamentos científicos. No âmbito do projeto Educação em Ciências para a Cidadania através da ABRP investigou-se diversas vertentes desta abordagem didática, ao nível do 3º ciclo do Ensino Básico. Apesar de os materiais curriculares nem sempre serem muito explícitos ou consistentes com as exigências do EOABRP, os resultados obtidos são favoráveis ao EOABRP e fornecem informações relevantes para a formação de professores e para a implementação desta abordagem em ambientes formais e informais. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25866 |
ISBN: | 978-989-8525-26-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A_Educação_em_Ciências_para_a_Cidadania_através_da_Aprendizagem_Baseada_na_Resolução_de_Problemas.pdf | Documento principal | 4,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |