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https://hdl.handle.net/1822/2638
Título: | Aplicação da teoria da flexibilidade cognitiva ao 1º ciclo do ensino básico: um estudo sobre a qualidade do ambiente |
Autor(es): | Sousa, António Adelino Abreu de |
Orientador(es): | Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares |
Data: | 2004 |
Resumo(s): | Este trabalho descreve a aplicação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva ao estudo do meio ambiente, tendo-se desenvolvido o hiperdocumento “Os Defensores do Ambiente” para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Explicitam-se os cuidados tidos na construção do hiperdocumento, tendo em conta as orientações dadas pela Teoria da Flexibilidade Cognitiva, bem como as orientações para o desenho de interfaces.
A usabilidade do hiperdocumento foi avaliada por especialistas e foram realizados testes de usabilidade com sujeitos da faixa etária do público-alvo.
O estudo realizado é de tipo quasi-experimental, sendo constituído por um único grupo de sujeitos. A amostra integrou doze sujeitos do quarto ano de escolaridade do ensino básico. Desenvolveram-se os seguintes instrumentos de recolha de dados: ficha de identificação para caracterizar os sujeitos, teste de conhecimentos passado antes do estudo do hiperdocumento (pré-teste) e no final do estudo (pós-teste) e um questionário de opinião para inquirir sobre a opinião dos alunos relativamente ao hiperdocumento “Os Defensores do Ambiente”.
Os sujeitos reagiram positivamente ao hiperdocumento e gostaram particularmente dos jogos. Do ponto de vista da aprendizagem constatou-se que os sujeitos (n=12) aprenderam, tendo sido obtidas diferenças estatisticamente significativas (p=,0022), através do teste não paramétrico Wilcoxon signed-rank. This work describes the application of Cognitive Flexibility Theory principles’ to the hyperdocument entitled “The Environment Defenders”. This hyperdocument was designed to be used by Primary School pupils’ for studying the environment. The hyperdocument interface was designed taking into consideration good practices for interface design. Usability tests were conducted to the hyperdocument by experts and subjects belonging to the target audience. The study is quasi-experimental with a single group of subjects. The sample integrated twelve subjects from the 4th year. The following instruments were developed to collect data: an identification questionnaire to characterize the subjects, a knowledge test to be answered before (pre-test) the hyperdocument exploration and after (posttest), and a questionnaire to get the opinion of the students about the hyperdocument “The Environment Defenders”. According to data analysis, statistically significant differences were obtained from pre-test to post-test (p=,0022). According to test results Cognitive Flexibility Theory is adequate for Primary School pupils’. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/2638 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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