Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26571

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorVasconcelos, Rosa-
dc.contributor.authorMendes, Tatiana-
dc.date.accessioned2013-12-02T18:12:17Z-
dc.date.available2013-12-02T18:12:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1138-1663por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/26571-
dc.description.abstractNo quadro de um estudo sobre o abandono académico no Ensino Superior, mais especificamente na Universidade do Minho, descrevem-se algumas características dos alunos que abandonaram e as razões que apontaram como justificação do seu abandono. Da mesma forma, registam-se algumas sugestões avançadas para poderem retomar o seu curso. Os resultados obtidos sugerem uma taxa mais elevada de abandono em alunos dos dois primeiros anos de frequência universitária, e em particular do 1.º ano. Em maior percentagem estes alunos não entraram num curso de 1.ª opção vocacional, e são maioritariamente do sexo masculino. Não são frequentes os problemas de relacionamento com os professores e com os colegas, não se constituindo por isso em razões importantes das taxas de abandono. A actividade laboral, os constrangimentos familiares e a fraca flexibilidade dos horários das aulas por parte da instituição surgem como as justificações mais mencionadas pelos ex-alunos para o seu abandono académico, aparecendo também a maior flexibilização dos horários como principal requisito para um eventual retomar do curso.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruña / Universidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectAbandonopor
dc.subjectInsucesso Escolarpor
dc.subjectAdaptação académicapor
dc.titleO abandono dos estudantes no Ensino Superior: um estudo na Universidade do Minhopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage111por
oaire.citationEndPage120por
oaire.citationIssue1/2por
oaire.citationTitleRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educaciónpor
oaire.citationVolume16por
sdum.journalRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educaciónpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem
DET/2C2T - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6.3.17.pdfFull text550,68 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID