Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2670

TítuloAnálise da integração de múltiplos formatos no software educativo multimédia
Autor(es)Afonso, Rui Walter Moreira Pires
Orientador(es)Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Data2004
Resumo(s)Os multimédia têm contribuído para se perspectivarem novas formas de comunicar mercê da representação não linear da informação veiculada por diferentes tipos de media. Para a sua eficácia comunicativa é determinante o modo de integração do texto, imagem, vídeo e som, na informação. Com este estudo pretendeu-se aferir a forma de integração dos formatos no software educativo multimédia. Com base no objectivo central desta investigação, optámos por um estudo de tipo descritivo. A amostra é constituída por 48 títulos e resulta da aplicação do método de amostragem estratificada em resultado da sectorização da população de software educativo por níveis de ensino que integram a escolaridade básica. Foi concebido como instrumento de recolha de dados uma grelha de análise da interface do software educativo, que contempla dois aspectos distintos: o primeiro para a identificação dos CDs, com referência a aspectos formais de edição e pedagógicos. O segundo visa analisar a integração dos formatos na informação no menu principal, na ajuda, nas actividades e no feedback. Dos formatos presentes na informação a imagem prevalece no menu principal (100.0%), na ajuda (79.5%) e nas actividades (98.3%), constituindo-se como excepção o feedback ao utilizador onde impera o som (93.3%). A utilização conjunta dos formatos promove, à excepção no feedback (24.0%), uma evidente associação entre a expressão verbal (escrita ou falada) e a imagem (estática, animada ou em movimento), no menu principal (97.9%), na ajuda (79.5%) e nas actividades (87.1%). Apesar da importância da imagem (estática e animada) na apresentação da informação onde é dominante em 42.6% das actividades, a expressão verbal (escrita ou falada) continua a impor-se como forma privilegiada de comunicação (51.8%) face à imagem (estática, animada ou em movimento, 45.4%). O domínio da expressão verbal verifica-se em todos os níveis de ensino à excepção do pré-escolar onde se impõe a imagem. A função dos formatos nas actividades é diversificada, destacando-se a função informativa no texto (41.2%), vídeo (79.7%) e discurso (45.6%), a função motivadora na imagem estática (27.7%) e animada (30.9%), e a função expressiva na música (87.7%) e nos efeitos sonoros (71.1%). No feedback, salvo o vídeo ao não estar representado, em todos os formatos a função de congratulação regista uma frequência superior à função de penalização, o que nos parece adequado como estímulo à aprendizagem. A interface da maioria dos CDs (35) é inferior à área funcional do ecrã, o que em monitores pequenos pode tornar-se pouco apelativo. Os formatos encontram-se dispersos pela interface, apesar de se verificar maior incidência na zona central. Algumas das actividades (239 em 531) incorporam ligações para outras unidades de informação, permitindo percursos alternativos de navegação no documento. Quanto à interacção com o vídeo e o som, verifica-se, na maioria dos CDs, que o utilizador exerce pouco controle sobre eles, tendo uma atitude passiva de observação.
Multimedia takes advantage of non sequential information and different types of media. This study addressed the way different media are integrated in the educational multimedia software. A descriptive study was carried out that analysed educational multimedia software to be used by a wide range of pupils from the kindergarten to the 9th grade. An analysis grid was developed to support the characterisation of educational multimedia software (N=48). The grid covered three different aspects. The first one characterises the target audience, the year of publication and the content; the second aspect identifies the integration of different types of media in the main menu, in the help, in the activities and in the feedback, and the function of each media in the activities and in the feedback; the third aspect identifies the location of the different media in the screen. The image is dominant in the main menu (100.0%), in the help (79.5%) and in the activities (98.3%). In the feedback the sound is the dominant media (93.3%). The combination of the verbal expression (written or spoken) and image (static, animated or in movement) is dominant in the main menu (97.9%), in the help (79.5%) and in the activities (87.1%). In spite of the importance of the image in the presentation of the information in 42.6% of the activities, the verbal expression (written or spoken) is dominant (51.8%) over the image (static, animated or in movement, 45.4%). Moreover, the verbal expression is dominant in all teaching levels except in the kindergarten level where the image is the most used media. The function of the different media in the activities is diversified. The informative function stands out in the text (41.2%), the video (79.7%) and in the speech (45.6%). The motivational function dominates in the static (27.7%) and animated (30.9%) image. The expressive function characterises the music (87.7%) and the sound effects (71.7%). In the feedback, the congratulation function has higher frequency than the penalty function, as it seems to be more adequate to stimulate learning. The occupational area of the interface in the majority of the CD-ROMs (35) is lower than the screen area. In spite of the different media being spread over the interface, they are more located in the central area. Some of the activities (239 over 531) incorporate links to other nodes of information, allowing alternative navigation in the environment. In what concerns user control over video and sound, little control was allowed to the user in the majority of the CD-ROMs That were analysed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação, especialização em Tecnologia Educativa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2670
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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