Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27170

TítuloO scaffolding materno e paterno numa situação de interação livre : relação com o desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar
Autor(es)Figueiredo, Ana Mafalda Santos
Orientador(es)Martins, Carla
Palavras-chaveScaffolding
Diferenças parentais
Desenvolvimento cognitivo
Nível de escolaridade parental
Parenting differences
Cognitive development
Parental education
Data2013
Resumo(s)Tem-se dado cada vez mais ênfase ao scaffolding em tarefas de resolução de problemas. Neste sentido, esta investigação pretende (i) caracterizar e comparar o scaffolding materno e paterno em interações diádicas com crianças em idade pré-escolar; (ii) investigar a associação entre o scaffolding e o desenvolvimento cognitivo das crianças; (iii) perceber se o nível de escolaridade parental está associado ao desenvolvimento cognitivo das crianças e (iv) se sim, averiguar se o scaffolding é o mediador desta associação. Participaram 71 crianças, que foram observadas numa tarefa de construção com blocos com a mãe e com o pai, em sessões independentes. As interações foram gravadas e, posteriormente, cotadas com o auxílio de uma Grelha de Cotação desenvolvida para analisar o scaffolding. O QI das crianças foi avaliado com o auxílio da escala WPPSI-R e o nível educacional dos pais baseou-se nos dados sociodemográficos recolhidos junto das famílias. Os resultados indicam a inexistência de diferenças entre as interações maternas e paternas, ao nível do scaffolding. Mostram, igualmente, (apenas relativamente às mães) que há variáveis de scaffolding associadas a melhores resultados cognitivos das crianças, e que o efeito do nível de escolaridade no desenvolvimento cognitivo delas não é mediado pelo scaffolding.
There has been an increasing emphasis on scaffolding related to problem-solving tasks. In this sense, this research aims at (i) characterizing and comparing maternal and paternal scaffolding in dyadic interactions with pre-school children; (ii) studying the association between scaffolding and children’s cognitive development, (iii) understanding if the parental education level is associated to the children's cognitive development and, if so, (iv) determining if the scaffolding is the mediator of this association. 71 children participated and were observed while building with blocks with the mother and the father, in independent sessions. The interactions were recorded and subsequently quoted with the aid of a Grid of Quote developed for analysing the scaffolding. The children's IQ was assessed with the aid of the WPPSI-R scale and the parental educational level was based on socio-demographic data collected from the families. The results indicate no differences between maternal and paternal interactions, as to the scaffolding. They also show (only in respect of mothers) that there are scaffolding variables associated with better cognitive outcomes of children, and that the effect of education level on children’s cognitive development isn’t mediated by scaffolding.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27170
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Mafalda Santos Figueiredo.pdf
Acesso restrito!
1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID