Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27306

TítuloO desenho de secção: uma ferramenta operativa da arquitectura
Autor(es)Freitas, Ricardo Manuel Acosta
Orientador(es)Juan, Marta Labastida
Data2013
Resumo(s)Este trabalho nasceu de uma vontade de explorar as capacidades de comunicação e de investigação da secção como ferramenta de projecto da arquitectura. O discurso implícito de uma secção constrói-se a partir da subjectividade crítica do seu autor proporcionando, ao mesmo tempo, uma leitura específica ao leitor. Contudo, a secção pode ser entendida como um processo simultâneo de pesquisa, de pergunta e catalisador de ideias, funcionando como um meio de reflexão, de pensamento e imaginação e não somente como um resultado. Estes processos simultâneos e interdependentes, como a comunicação, a investigação e a imaginação introduzem, assim, o tema desta dissertação. Dada a preocupação com a cidade, enquanto lugar de interacção entre diferentes escalas e condicionantes, e a necessidade de uma ficção que permita explorar ao máximo as capacidades narrativas da secção, a obra “Cidades Invisíveis” de Italo Calvino (2011) é selecionada como objecto de estudo. Das cinquenta e cinco cidades narradas, são selecionadas cinco para servirem de base de trabalho, onde se desenha um conjunto de secções com o objectivo de experimentar a capacidade discursiva, processual e imaginativa destas enquanto ferramenta de projecto. A estrutura do presente trabalho desenvolve-se em três partes fundamentais: observação, ensaio e epílogo. No campo da observação é elaborada uma revisita a um conjunto de secções, acompanhadas de uma reflexão sobre as suas características formais, teóricas e gráficas. Desta reflexão são retiradas três preocupações principais às quais chamamos de filtros - a construção, o tempo e a percepção - de forma a especificar o desenvolvimento do ensaio. O ensaio centra-se na selecção e no desenho das cinco cidades com vista a experimentar, comprovar e comunicar o processo interpretativo e catalisador da secção. Concluindo, o epílogo constrói-se a partir dos resultados obtidos e das preocupações abordadas de modo a elaborar uma reflexão sobre a pertinência e o objectivo deste trabalho.
This work was born from a desire to explore the section’s communication and research skills as a project tool in architecture. The speech implied in a section is build from the author's critical subjectivity providing, at the same time, a specific reading to the reader. However, the section may be perceived as a simultaneous process of search, query and catalyst of ideas, acting as reflection medium, thought and imagination and not only as a result. These simultaneous and interdependent processes, such as communication, research and the imagination introduce the theme of this dissertation. Given the concern about the city as a place of interaction between different scales and constraints, and the need for a fiction that allows the best exploration of the section narrative capabilities, the book "Invisible Cities" by Italo Calvino (2011) was selected as the case study. From the fifty-five cities narrated, five are selected as a basis work where a number of sections is designed with the purpose to experiment their discursive, procedural and imaginative capacity, as a project tool. The structure of this paper is developed in three main parts: observation, experiment and epilogue. In the field of observation is drawn up a review to a number of sections, accompanied by a reflection on their formal characteristics, theoretical and graphic. From this reflection are taken three main concerns which we call the filters - construction, and the perceived time - to specify the experiment development. This experiment focuses on the selection and design of the five cities with the aim to try, to prove and to communicate the interpretive process and catalyst of the section. In conclusion, the epilogue is constructed from findings and the concerns addressed in order to build a reflection about the relevance and purpose of this work.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27306
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Ricardo Acosta_2013.pdf22,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID