Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27562
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-16T10:33:21Z | - |
dc.date.available | 2014-01-16T10:33:21Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/27562 | - |
dc.description.abstract | A ideia pedagógica de ser criança e do brincar está associada predominantemente a uma dimensão desenvolvimentista (fases, etapas, idades...) de grande racionalidade técnica e instrumental. Este fato conduz a uma atitude pedagógica de “olho central”, que tudo controla e sugere. Nesta reflexão tentaremos demonstrar (pelo caminho onto-filosófico) que ser criança e o brincar é algo diferente. É pertencer a um mundo do não dito, do não revelado. Um mundo que ainda não está em condições de ser podado. É pertencer a uma energia inicial (um universal), que espera cuidado, resguardo, proteção. A idéia de ser criança e do brincar neste envolvimento é o mesmo que contemplar (ser) uma obra de arte. | por |
dc.description.abstract | The pedagogical idea of being a child and the play action is associated predominantly to a dimension of development lphases, steps, ages...) of a great technique and instrumental rationality. This fact leads to a pedagogic attitude of a “central eye", that controls and suggests everything. In this reflection we will try to demonstrate (through the onto- philosophical way) that the child and the play are something different. It is to belong to a world of unsaid, of unrevealed. A world that is not vet in conditions of being pruned. It is to belong to an initial energy (universal) that expects care, guard, protection. The idea of being a child and the play action in this involvement is the same as contemplate (be) an ort piece. | - |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Ciência (Filosófica) | por |
dc.subject | Child | por |
dc.subject | Play | por |
dc.subject | Art | por |
dc.subject | Pedagogy | por |
dc.subject | Science (Philisophic) | por |
dc.title | A criança e o brincar como obra de arte : o sentido de um esclarecimento | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.ciec-uminho.org/documentos/ebooks/2307 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 262 | por |
oaire.citationEndPage | 269 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | Perspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras | por |
sdum.bookTitle | Perspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cunha, A.C. (2013). O Brincar e a Criança como Obra de Arte. Uma tomada de consciência.pdf | Cunha, AC O brincar e a criança | 1,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |