Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27562

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, António Camilo-
dc.date.accessioned2014-01-16T10:33:21Z-
dc.date.available2014-01-16T10:33:21Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27562-
dc.description.abstractA ideia pedagógica de ser criança e do brincar está associada predominantemente a uma dimensão desenvolvimentista (fases, etapas, idades...) de grande racionalidade técnica e instrumental. Este fato conduz a uma atitude pedagógica de “olho central”, que tudo controla e sugere. Nesta reflexão tentaremos demonstrar (pelo caminho onto-filosófico) que ser criança e o brincar é algo diferente. É pertencer a um mundo do não dito, do não revelado. Um mundo que ainda não está em condições de ser podado. É pertencer a uma energia inicial (um universal), que espera cuidado, resguardo, proteção. A idéia de ser criança e do brincar neste envolvimento é o mesmo que contemplar (ser) uma obra de arte.por
dc.description.abstractThe pedagogical idea of being a child and the play action is associated predominantly to a dimension of development lphases, steps, ages...) of a great technique and instrumental rationality. This fact leads to a pedagogic attitude of a “central eye", that controls and suggests everything. In this reflection we will try to demonstrate (through the onto- philosophical way) that the child and the play are something different. It is to belong to a world of unsaid, of unrevealed. A world that is not vet in conditions of being pruned. It is to belong to an initial energy (universal) that expects care, guard, protection. The idea of being a child and the play action in this involvement is the same as contemplate (be) an ort piece.-
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectCiência (Filosófica)por
dc.subjectChildpor
dc.subjectPlaypor
dc.subjectArtpor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectScience (Philisophic)por
dc.titleA criança e o brincar como obra de arte : o sentido de um esclarecimentopor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.ciec-uminho.org/documentos/ebooks/2307por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage262por
oaire.citationEndPage269por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitlePerspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiraspor
sdum.bookTitlePerspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiraspor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cunha, A.C. (2013). O Brincar e a Criança como Obra de Arte. Uma tomada de consciência.pdfCunha, AC O brincar e a criança 1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID