Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27665
Título: | O ensino da educação física: paradigmas da investigação |
Autor(es): | Pereira, Paulo Bento, F. Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Ensino Educação Física Paradigma investigação Professor Aluno |
Data: | 2013 |
Editora: | Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) |
Citação: | Pereira, P., Bento, F., Pereira, B. (2013) O Ensino da Educação Física: Paradigmas da Investigação. In P. Silva, S. Souza, I. Neto (Eds.), O Desenvolvimento Humano: perspectivas para o século XXI – Memória, Lazer e Atuação Profissional. Volume 1 (368-391). São Luís: Edufma. (ISBN: 978-85-7862-294-7). |
Resumo(s): | Neste trabalho analisam-se os principais paradigmas da investigação do ensino da Educação Física, caraterizando-se sobretudo, os seus aspetos concetuais e metodológicos, bem como os resultados mais relevantes obtidos nos seus estudos. É importante que os professores ou os futuros professores conheçam em que paradigmas de investigação se movem como profissionais do ensino, com o propósito de perceberem quais são os diferentes pontos de vista em relação à formação de professores, conceção de ensino e papel dos professores e alunos que subjaz a cada um deles. Cada um dos diferentes paradigmas interessou-se por determinados aspetos do processo de ensino-aprendizagem, permitindo com as suas investigações aumentar o conhecimento no domínio da Didática da Educação Física e melhorar os programas de formação de professores. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27665 |
ISBN: | 978-85-7862-294-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Ensino da Educação Física.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |