Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2775

TítuloComércio e crescimento urbano: o caso de Braga
Autor(es)Ribeiro, J. Cadima
Santos, J. Freitas
DataJun-1998
EditoraUniversidade de Coimbra. Faculdade de Economia
CitaçãoENCONTRO NACIONAL DA APDR, 5, Coimbra, 1998 - "V Encontro Nacional da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional : actas". Coimbra : FEUC, 1998.
Resumo(s)O papel do comércio no crescimento das cidades só pontualmente tem sido estudado, centrando-se quase que exclusivamente nos aspectos relacionados com a localização dos estabelecimentos comerciais. Um dos efeitos que permanece ainda por avaliar é o da repercussão que a retenção dos rendimentos gerados numa região e a atracção dos rendimentos que lhe são externos tem no desenvolvimento económico da cidade. Por recurso a dois estudos entretanto elaborados, foi possível constatar que a capacidade de atracção da cidade de Braga diminui à medida que o esforço de deslocação e a distância tempo aumenta. Este facto não seria preocupante se a percentagem dos consumidores dos concelhos limítrofes que realizam compras em Braga não fosse insignificante. Mais animadoras são as indicações fornecidas pelos consumidores provenientes de Espanha, que igualam em termos de importância relativa os do Porto, deixando entrever boas perspectivas para as cidades localizadas nas proximidades do novo nó rodoviário que conseguirem captar o interesse dos viajantes espanhóis.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2775
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:NIPE - Comunicações a Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
V_APDRCadimaRibeiroeFreitasSantos.pdf59,81 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID