Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28024

TítuloRefletir sobre o ensino da ética na graduação de enfermeiros, em Portugal
Autor(es)Oliveira, Clara Costa
Reis, Ana
Palavras-chaveEnsino
Ética
Deontologia
Enfermagem
Data2014
EditoraUniversidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
RevistaRevista Reflexão e Ação
Resumo(s)Existem em Portugal alguns estudos sobre o ensino da ética na área dos profissionais de saúde. As teorias a divulgar no curriculum relativo à Ética, Deontologia e Bioética em Enfermagem deverão estar diretamente articuladas com os filósofos, ou outros especialistas, nos quais se inspiraram. Sendo uma das principais finalidades do ensino, em Enfermagem, a preparação dos estudantes para um mundo marcado por complexos dilemas éticos, suscitados pela atividade científica e tecnológica, propomos, por um lado, um ensino em ética que siga as orientações preconizadas no documento Recomendações Relativas ao Ensino da Ética e Deontologia no Curso de Enfermagem (editado pela Ordem dos Enfermeiros) e, por outro lado, o desenvolvimento da ética associado à moral, de modo a proporcionar um equilíbrio entre princípios éticos e as regras institucionais, remetendo diretamente para a deontologia.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28024
DOI10.17058/rea.v21i2.3310
e-ISSN1982-9949
Versão da editorahttp://online.unisc.br/seer/index.php/reflex
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
resumo.doc26 kBMicrosoft WordVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID