Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28024
Título: | Refletir sobre o ensino da ética na graduação de enfermeiros, em Portugal |
Autor(es): | Oliveira, Clara Costa Reis, Ana |
Palavras-chave: | Ensino Ética Deontologia Enfermagem |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
Revista: | Revista Reflexão e Ação |
Resumo(s): | Existem em Portugal alguns estudos sobre o ensino da ética na área dos profissionais de saúde. As teorias a divulgar no curriculum relativo à Ética, Deontologia e Bioética em Enfermagem deverão estar diretamente articuladas com os filósofos, ou outros especialistas, nos quais se inspiraram. Sendo uma das principais finalidades do ensino, em Enfermagem, a preparação dos estudantes para um mundo marcado por complexos dilemas éticos, suscitados pela atividade científica e tecnológica, propomos, por um lado, um ensino em ética que siga as orientações preconizadas no documento Recomendações Relativas ao Ensino da Ética e Deontologia no Curso de Enfermagem (editado pela Ordem dos Enfermeiros) e, por outro lado, o desenvolvimento da ética associado à moral, de modo a proporcionar um equilíbrio entre princípios éticos e as regras institucionais, remetendo diretamente para a deontologia. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28024 |
DOI: | 10.17058/rea.v21i2.3310 |
e-ISSN: | 1982-9949 |
Versão da editora: | http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
resumo.doc | 26 kB | Microsoft Word | Ver/Abrir |