Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28371
Título: | A escrita na escola: uma visão integradora |
Autor(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Escrita Ensino da escrita Escola |
Data: | 17-Mar-2014 |
Revista: | Interacções |
Resumo(s): | Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em que a escola e os sujeitos se inserem. Mobilizando referenciais teóricos de natureza diversa e procurando compatibilizar diferentes perspetivas, procede-se à descrição de cada um desses planos e à análise dos aspetos que, no âmbito de cada um deles, devem ser relevados na ação pedagógica. Em termos de conclusão, referem-se alguns requisitos para que a abordagem da escrita aqui proposta possa ser implementada, nomeadamente os referentes à formação dos professores (de língua e das outras áreas disciplinares), tendo em vista a tomada de consciência do estatuto e do papel que a escrita tem no contexto escolar, e os respeitantes à organização do trabalho nas escolas, de modo a facilitar a articulação do trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28371 |
ISSN: | 1646-2335 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A escrita na escola - Uma visão integradora.pdf | 245,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |