Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28539

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaral, Argentil O.-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorMorais, Manuel J.-
dc.date.accessioned2014-03-26T14:16:37Z-
dc.date.available2014-03-26T14:16:37Z-
dc.date.issued2014-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28539-
dc.description.abstractCom este estudo pretendemos analisar a relação entre a inteligência e o rendimento académico, assumindo que tal relação pode ser importante na explicação de algumas dificuldades de aprendizagem ou de alguns problemas de comportamento dos alunos. Neste sentido, tomámos uma amostra de 1080 alunos moçambicanos, provenientes de escolas públicas e privadas da cidade de Quelimane, que frequentavam a 8.ª, 9.ª e 10.ª Classes. Para a avaliação da inteligência considerámos os resultados dos alunos na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR7/9; Almeida & Lemos, 2006). Trata-se de uma bateria formada por cinco subtestes, que avaliam a inferência e a aplicação de relações (raciocínio), recorrendo a itens de conteúdo verbal, abstrato, numérico, espacial e mecânico. O rendimento escolar foi obtido a partir das classificações dadas pelos professores nas diferentes disciplinas curriculares. Os coeficientes de correlação apontam para uma associação moderada entre as habilidades cognitivas e o rendimento académico dos alunos, sendo esses coeficientes mais elevados quando o conteúdo curricular das disciplinas e o conteúdo dos itens das provas mais se aproximam. Igualmente se verificou uma descida nas correlações quando se avança na escolaridade dos alunos da amostra.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleRaciocínio e rendimento escolar: estudo com adolescentes moçambicanos da 8.ª à 10.ª classepor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate03 Jan. 2014por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage38por
oaire.citationEndPage48por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleI Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Rendimentopor
sdum.conferencePublicationI Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Rendimentopor
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cognição, Aprendizagem e Rendimento.pdf244,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID