Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28681

TítuloA aprendizagem baseada na resolução de problemas online : um estudo com alunos do 7º ano no tema dinâmica interna da terra
Autor(es)Leibovitz, Luísa Jesus
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data2013
Resumo(s)O ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas online (EOABRP online) é uma metodologia de ensino centrada no aluno, em que este aprende resolvendo problemas, cooperativamente, através da Internet, que é motivadora para os mesmos. Esta metodologia pode ser implementada em contextos formais de aprendizagem das Ciências, facilitando a contextualização das aprendizagens no quotidiano do aluno. No entanto, o EOABRP online não é usado por muitos docentes, especialmente nos níveis de escolaridade mais baixos, e pouco se conhece sobre as vantagens ou as dificuldades associadas à sua utilização no ensino básico. Assim, este estudo teve como objetivo central comparar os efeitos da aprendizagem do tema Dinâmica Interna da Terra através de EOABRP online no desenvolvimento de competências concetuais e de resolução de problemas e nas atitudes de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, com desempenhos académicos e comportamentais diferentes. Para tal, foi adotado um desenho de estudo quasiexperimental, com dois grupos naturais (duas turmas) com desempenhos académicos e comportamentais diferentes. A comparação das duas turmas, em termos de desenvolvimento de conhecimentos concetuais e de competências de resolução de problemas, bem como de opiniões dos respetivos alunos sobre o EOABRP, foi realizada com base nos dados recolhidos através de um teste de conhecimentos e de um teste de desempenho na resolução de problemas, usados como pré e pósteste, e de um questionário de opinião dos alunos sobre o EOABRP online, aplicado após o ensino. Os resultados obtidos, por um lado, evidenciam que os alunos de ambas as turmas desenvolveram, parcialmente, conhecimentos concetuais e competências de resolução de problemas através do EOABRP online e, no geral, parecem ter apreciado o ensino a que foram submetidos. Por outro lado, verificou-se que a turma com melhor desempenho académico e comportamental evidenciou ter desenvolvido mais conhecimentos concetuais e manifestou uma opinião mais favorável face ao EOABRP online. Apesar de os resultados obtidos neste estudo evidenciarem algum efeito favorável do EOABRP online no desenvolvimento de competências e conhecimentos de alunos com diferentes desempenhos académicos, as pequenas diferenças encontradas sugerem que é necessária mais investigação para perceber se esta metodologia de ensino é, ou não, mais favorável a alunos com melhores desempenhos académicos e comportamentais.
Problem-based learning (PBL online) is a student-centered teaching approach through which the student learns by solving problems cooperatively in the Internet. PBL online can be used in formal science learning environments, and it facilitates the contextualization of learning in students‟ daily life. However, in addition to the fact that PBL online is not used by many teachers in the lower school levels, little is known about the benefits or difficulties associated with the use of this approach in basic education. Thus, the main objective of this study was to compare the effects of learning about Earth Internal Dynamics through PBL online on concept learning, problem solving and opinions of two different groups of junior high school students, with different levels of academic and behavioral performance. A quasiexperimental design study with two natural groups (two classes) with different academic and behavioral performance was conducted. The comparison of the two groups, in terms of development of conceptual knowledge and problem-solving skills, as well on students‟ opinions on PBL, was based on data gathered through a knowledge test and a test of performance in problem solving, both used as pre and post-test, and through a questionnaire on students' opinions on PBL online, used after treatment. Research results show that both groups of students have partially developed conceptual knowledge and problem-solving skills through PBL online. They also show that, in general, they appreciated learning thorough PBL online. On the other hand, results indicate that the group with better academic and behavioral performance seems to have developed a bit more their conceptual knowledge and expressed a slightly more favorable opinion towards PBL online. Although the results point towards a favorable effect of PBL online on the development of students with different academic performance knowledge and skills, the small differences between the groups nevertheless suggest that more research is needed to understand whether or not PBL online is more favorable to students with high academic and behavioral performance than it is with lower achievers and poorer behavior students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28681
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luísa Alexandra Fonseca Sousa de Jesus Leibovitz.pdf7,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID