Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28759

TítuloAs TIC no ensino da filosofia
Autor(es)Couto, Filipe Abraão Martins do
Orientador(es)Manso, Artur
Data2013
Resumo(s)O Relatório de Estágio “AS TIC no Ensino da Filosofia” que se apresenta, surge como resultado do Plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada, que faz parte do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, que ocorreu no Externato Ribadouro, no Porto, no ano letivo de 2012/2013, tendo como público-alvo os alunos do 10º Ano, turma 10º 4ª, do curso Científico-Humanístico de Ciências Sócio-Económicas, sob a orientação da Professora Mafalda Rocha e sob a supervisão do professor Doutor Artur Manso. Este relatório desenvolveu-se segundo dois pontos fundamentais: Componente pedagógica: referente ao período de lecionação. O delineado foi lecionar as aulas regulamentares, tendo como base o programa oficial do 10º ano de Filosofia e os diversos recursos e materiais propícios para a atividade filosófica. O tema escolhido para lecionação na escola foi a Dimensão Estética – análise e compreensão da experiência estética. Este projeto de intervenção pedagógica pretende analisar em que medida o uso das TIC no ensino da Filosofia pode contribuir para o enriquecimento dos conteúdos do Programa Curricular, em particular no tema da Dimensão Estética. Componente de investigação/ação: a investigação procurou responder de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação poderão melhorar o Ensino da Filosofia, sobretudo no tema da Dimensão Estética. Recorreu-se, para isso, a uma fundamentação da didática da filosofia e à análise de dados recolhidos com base em inquéritos a professores e alunos.
The training report “The IT in the Philosophy teaching” appears as the result of the Plan of Supervised Pedagogical Intervention, which is part of the Professional Training of the MA in the Philosophy Teaching in Secondary Teaching. This training happened at Externato Ribadouro, in Porto, during the 2012/2013 school years, with 10th grade students, particularly the class 10th 4th, of the Scientific-Humanistic Course of Social Economic Sciences, under the supervision of the teacher Mafalda Rocha and Professor Artur Manso. This report was developed according to two fundamental aspects: Pedagogical aspect: regarding the teaching period. It was established the teaching of the established lessons by the faculty, using the official Curriculum for the 10th grade of Philosophy and the appropriate different resources and materials for the philosophic activity. The chosen theme to teach at school was the Aesthetic Dimension – analysis and comprehension of the aesthetic experience. This project of pedagogical intervention intends to analyse the ways that the use of IT in the Philosophy teaching can contribute to the enrichment of the contents in the Curriculum, particularly in the theme of the Aesthetic Dimension. Investigation/Action aspect: the investigation aimed to understand in which ways the use of IT may improve the Philosophy teaching, mainly in the theme of the Aesthetic Dimension. Therefore, it was used the understanding of the didactics of the Philosophy and the analyses of data that were gathered trough the implementation of inquiries to teachers and students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28759
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipe Abraao Martins do Couto.pdfRelatório de Estágio4,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID