Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28807

TítuloA motivação - desmotivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física no ensino secundário : o presente que pode fazer futuro
Autor(es)Loureiro, Júlio Manuel da Silva
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveMotivação
Prática
Educação física
Atividade física
presente / futuro
Motivation
Practice
Physical education
Physical activity
Present / future
Data2013
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito do conhecimento e problematização dos contextos da prática como Professor de Educação Física, com o objetivo de desenhar e desenvolver planos de ação relevantes face às variáveis situacionais existentes. Assim, expõe-se, uma reflexão de todo o processo desenvolvido durante a prática pedagógica, ou seja, enquadramento contextual, intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, participação na escola, relação com a comunidade educativa e a formação profissional e investigação em Educação Física. A motivação é uma temática amplamente discutida e que já mereceu inúmeras considerações. Relativamente à Educação Física é comumente afirmado que é elevada, porém vários professores têm questionado a possibilidade desta estar a decrescer. Não obstante a importância desta temática, e por entendermos que esta não terá caráter estanque, com este trabalho temos por objetivos: 1) saber se os alunos, em especial os intervencionados (12.º A), estão motivados para as aulas de Educação Física e perceber porquê; 2) saber se as aulas geram reforço do gosto pela prática regular de atividade física e aumento da compreensão da sua importância como fator de saúde ao longo da vida; 3) comparar os níveis de motivação por género e entre o 8.º e 12.º ano; 4) encontrar e aplicar estratégias para aumentar a motivação; 5) contribuir de forma teórica e prática para uma melhoria da motivação para a prática desportiva. Utilizaremos o questionário como instrumento de recolha de dados e os testes Chisquare ou qui-quadrado – programa Microsoft Excel – como procedimentos estatísticos. A amostra abrange 82 alunos, do 8º e 12º ano de uma escola secundária de Braga. As principais conclusões obtidas neste estudo foram as seguintes: 1) os alunos sob intervenção estavam pouco motivados para as aulas de Educação Física (ao contrário das outras turmas); 2) os rapazes estão mais motivados; 3) a motivação é essencialmente influenciada pelas modalidades, gosto pelo exercício e interesse pela disciplina/diversão; 4) Há, nas aulas de Educação Física reforço do gosto pela prática regular de Atividade Física e o aprofundamento da compreensão da sua importância como fator de saúde ao longo da vida; 5) houve melhoria nos níveis de motivação da turma intervencionada, as estratégias resultaram.
This report falls within the scope of the knowledge and problematization of the contexts of practice as a Physical Education Teacher, with the objective of designing and developing action plans to face the existent situational variables. To this effect, a reflection on the whole process developed during the teaching practice is carried out, i.e., the contextual framework, pedagogical intervention in the teaching-learning process, participation in school, community relations and professional training and research in Physical Education. Motivation is a widely discussed theme and numerous considerations have already been made on it. Regarding Physical Education, it is commonly stated that the motivation is high, but many teachers have raised the possibility of that it is decreasing. Notwithstanding the importance of this issue, and because we understand that it does not have a fixed and unmovable character, this work has the following objectives: 1) to find out if students, especially the ones under intervention (12.º A), are motivated for physical education classes and understand why; 2) to find out if the classes generate a reinforcement of the interest in the practice of regular physical activity and the deepening of the understanding of its importance as factor of health throughout life. 3) to compare the levels of motivation by gender and between 8.th and 12.th grades; 4) to find and implement strategies to increase motivation; 5) to contribute in a theoretical and practical form to the improvement of motivation for the practice of sports. We will use a questionnaire as an instrument for data collection and the Chi-square test – Microsoft Excel program – as statistical procedures. The sample consists of 82 students, from 8th and 12th grades from secondary school in Braga. The main conclusions obtained in this study were as follows: 1) the students under intervention had little motivation for Physical Education classes (unlike other groups); 2) the boys were more motivated; 3) motivation is essentially influenced by the types of sport, liking for exercise, interest in the discipline/enjoyment; 4) In physical education classes there is a reinforcement of the interest in the practice of regular physical activity and the deepening of the understanding of its importance as a health factor throughout life; 5) there was improvement in the levels of motivation in the class under intervention, the strategies worked.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28807
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Júlio Manuel da Silva Loureiro.pdf4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID