Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28816

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Elizete-
dc.contributor.authorEstêvão, Carlos V.-
dc.date.accessioned2014-04-15T12:53:59Z-
dc.date.available2014-04-15T12:53:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn0104-4036por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28816-
dc.description.abstractEste artigo reflete sobre a necessidade de encontrar uma teoria pedagógica que ofereça sustentação à ação educativa em Direitos Humanos, apresentando uma proposta pedagógico-crítica alicerçada nos pressupostos da teoria e da pedagogia críticas, privilegiando a pedagogia freireana, numa perspectiva atualizada para os Direitos Humanos. Nesse sentido, o trabalho tem o propósito de discutir um fundamento teórico-crítico para a Educação em Direitos Humanos, buscando novas formas de investigação e de análise para sua compreensão, apropriando-se de conceitos críticos como conscientização, autonomia, diálogo e emancipação. Finalmente, considera que uma prática pedagógica crítica em Direitos Humanos contribui para a leitura do mundo do excluído, para sua inclusão na sociedade e para a compreensão de que é possível desconstruir relações e práticas sociais injustas.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação CESGRANRIO-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTeoria críticapor
dc.subjectPedagogia freireanapor
dc.subjectProposta pedagógica em direitos humanospor
dc.subjectFundamentos críticospor
dc.subjectCritical fundamentspor
dc.subjectCritical theorypor
dc.subjectFreireana pedagogypor
dc.subjectPedagogical proposal in human rightspor
dc.titlePedagogia crítica e direitos humanos: fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em direitos humanospor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage405por
oaire.citationEndPage432por
oaire.citationIssue80por
oaire.citationTitleEnsaio: avaliação, políticas públicas de educaçãopor
oaire.citationVolume21por
dc.identifier.doi10.1590/s0104-40362013000300002por
sdum.journalEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia critica e direitos humanos.pdf173,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID