Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28825

TítuloA prática desportiva regular e a capacidade aeróbia em alunos do 10º e 11º anos : estudo centrado no ensino secundário de uma escola pública
Autor(es)Fernandes, Armando Jorge Roriz Mendes de Sousa
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEstágio
Educação física
Prática desportiva regular
Capacidade aérobia
Training
Physical education
Practice sports regularly
Aerobic capacity
Data2013
Resumo(s)Este relatório de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituo de Educação da Universidade do Minho. A prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa Escola Secundária do concelho de Guimarães no ano letivo 2011/2012 num núcleo de estágio constituído por 5 elementos, numa turma do 10ºano. A orientação do estágio foi efetuada por uma professora da escola, designada por professora cooperante e por uma professora da universidade. A elaboração do Relatório de Estágio teve sobretudo o intuito, de ser um documento onde se concentra toda a informação relativa à realização e desenvolvimento do Estágio Profissional pelo professor estagiário, tendo este por finalidade descrever e as vivências no contexto escolar, na função de professor estagiário, a fim de consolidar as aprendizagens geradas nos ciclos de estudo anteriores. Na primeira área é feita a caraterização geral do estágio, das turmas e da escola de acolhimento. Nesta área abordamos as planificações (anual, didática e aula) e ainda refletimos sobre a realização, onde se insere a instrução, gestão, clima e a disciplina. Por fim, referimos a avaliação procurando expor de que forma esta foi aplicada ao longo do estágio. Na área da participação na escola e relação com a comunidade é apresentada, de forma sucinta, a atividade por nós desenvolvida e as restantes atividades em que fomos participando. Na última área desenvolvida do presente relatório, investigação e desenvolvimento profissional, pretendeu-se analisar e relacionar a prática desportiva regular com a capacidade aeróbia em alunos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre 15 e 17 anos. As conclusões do estudo indicam que existe uma maior predominância dos rapazes nas zonas acima e dentro dos valores de referência de prestação aeróbia, em relação às raparigas pelo que podemos concluir que os rapazes têm maior capacidade aeróbia. Verificamos ainda que há um maior número de rapazes a praticar desporto do que raparigas pelo que podemos concluir que existe maior preocupação em praticar desporto pelo género masculino.
This report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice I and II of the 2nd year of the Institute of Education, University of Minho. Supervised Teaching Practice was held in a Secondary School in the municipality of Guimarães in the school year 2011/2012 a core stage consisting of 5 elements, a class of 10th grade. The supervision of the practicum is performed by a school teacher, and a university professor of the university. The Report has the purpose, to be a document which concentrates all the information on the implementation and development of the practicum to descrive the experience in the school context as teacher consolidating the learning in previous cycles of study . The first area is made general characterization of the practicum, the classes and the school. In this area we approach the lesson plans (annual, teaching and classroom) and also reflect on the performance, which includes instruction, management, climate and discipline. Finally, exacerbated us on the subject of review seeking to expose how this was applied along the practicum. In the area of participation in school and community relations is presented succinctly the activity proposed by us and the other activities in which we participate. In the last area developed in this report, research and professional development, we analyzed doing sports with regular aerobic capacity in students of both genders, aged between 15 and 17 years. The findings indicate that there is a predominance of boys in or above the heath patron of aerobic capacity compared to girls, than we conclude that boys have more aerobic capacity and, greater concern towards doing sport.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28825
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Armando Jorge Roriz Mendes de Sousa Fernandes.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID