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dc.contributor.authorAzevedo, Fernando José Fraga de-
dc.date.accessioned2005-09-13T12:25:48Z-
dc.date.available2005-09-13T12:25:48Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Isabel Allegro [et. al.], coord. – “Literatura e pluralidade cultural : actas do Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, 3, Lisboa, 1998”. Lisboa: Colibri, 2000. ISBN 972-772-144-3. p. 73-78.eng
dc.identifier.isbn972-772-144-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/2882-
dc.description.abstractObedecendo aos cânones da estética surrealista e sendo, em larga medida, condicionada pela presença de instrumentos de controle e de repressão das discrepâncias individuais relativamente a um dado quadro de valores coercivamente vigente, a escrita de Mário Cesariny caracteriza-se por, em numerosos aspectos, reabilitar a marginalidade e assumir ostensivamente a transgressão das estruturas perceptivas socializadas e dos respectivos modos dominantes de inteligibilidade (cf., por exemplo, obras como O virgem negra, Titânia, Horta de literatura de cordel, a antologia surreal-abjeccion-ismo, etc). Neste sentido, esta comunicação retrata estas formas de transgressão mostrando a sua íntima articulação com um desejo implícito de superação do ‘statu quo‘ institucionalmente vigente.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectTransgressãoeng
dc.subjectSurrealismoeng
dc.subjectParódiaeng
dc.titleTransgressão e marginalidade em Mário Cesariny: a escrita como testemunho de um desejo de superaçãoeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:DCILM - Livros de Actas

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