Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28849

TítuloContexto e utilização do ambiente virtual de aprendizagem pelos professores do NEaD - UFMA : um estudo exploratório
Autor(es)Pereira, Valdenira Cardoso
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveAmbiente virtual de aprendizagem
Educação à distância
Formação de professores
Virtual learning environment
Distance education
Formation of teachers
Data2013
Resumo(s)Os desafios da sociedade da Informação e do Conhecimento têm implicações no âmbito educativo. Por um lado, proporcionam novos espaços e ambientes para o ensino e a aprendizagem, mas exigem do professor novas competências para trabalhar em ambientes virtuais o que implica repensar as práticas pedagógicas, bem como implementar novas dinâmicas de interação e colaboração online. A presente investigação teve como ponto de partida investigar de que modo os professores do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão – NEaD/UFMA usam o Ambiente Virtual de Aprendizagem e perspectivam o seu potencial educativo. O estudo empírico que combinou as abordagens quantitativa e qualitativa à investigação educativa, caracteriza-se como um Estudo de Caso misto, de natureza exploratória, e foi desenvolvido em dois momentos distintos: o primeiro consistiu na concepção, validação e aplicação de um questionário que foi enviado por email a todos os professores que lecionam no NEaD/UFMA; posteriormente, foi realizada uma entrevista a uma amostra criterial de doze professores, com o objetivo de complementar as informações iniciais obtidas. Os resultados mostram que os professores usam o ambiente nas suas práticas letivas e acreditam nas potencialidades que o ambiente proporciona. Contudo, os dados também revelam uma subutilização de algumas das ferramentas disponibilizadas no ambiente, o que nos leva a inferir que a plataforma é ainda muito usada como repositório de conteúdos e que nem todos os professores dominam eficazmente as suas múltiplas funcionalidades. Estes dados são confirmados pelos professores quando reconhecem a necessidade de uma formação específica para melhorar o seu desempenho em práticas online, o que implica por parte da instituição, da implementação de um conjunto de ações de formação contínua e processual que atendam aos aspectos tecnológicos e pedagógicos da educação a distância.
The challenges of the Information and Knowledge society have educational implications. On the one hand, it provides new spaces and environments for teaching and learning, but on the other hand, they require new skills to work in virtual environments which imply rethinking the pedagogical practices and implement new dynamics on the online interaction and collaboration. This research had as a starting point to investigate how teachers involved in distance education, in the Federal University of Maranhão-UFMA/NEaD, use Virtual learning environment and foresee their educational potential. The empirical study which combined quantitative and qualitative approaches to educational research, was characterized as a mixed case study, exploratory in nature, and was developed in two distinct periods: the first consisted in the design, implementation and validation of a questionnaire which was sent by e-mail to all the teachers who teach in the NEaD/UFMA; subsequently, there was an interview to a criteria sample of twelve teachers, with the aim of complementing the initial information obtained. The results show that teachers use the environment in their school practices and believe in the potential that the environment provides. However, the data also reveal an underutilization of some of the tools available in the environment, which leads us to infer that the platform is still widely used as a content repository and that not all teachers effectively dominate its multiple functionalities. These data are confirmed by teachers when they recognize the need for specific training to improve their performance in online practices, which implies the implementation of a set of continuous training and procedural actions by the institution, to respond to the technological and pedagogical aspects of distance education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28849
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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Tese_Mestrado_Valdenira_Cardoso_Pereira.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

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