Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28912
Título: | Ao lado do Caminho de Pedras: educações numa comunidade quilombola |
Autor(es): | Pontes, Brena Camila Lobato |
Orientador(es): | Estêvão, Carlos V. |
Palavras-chave: | Adultos Educação não-escolar Comunidade quilombola Adults Non-school educaction "Quilombola" community |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A presente pesquisa teve o objetivo primordial de analisar a participação da pessoa adulta na
transmissão de conhecimento, crenças, valores e identidade por via não-escolar na comunidade
quilombola do Abacatal, que está localizada no município de Ananindeua, no estado do Pará-Brasil.
Devido a atenção voltada a novos contextos de educação, faz-se necessário problematizar a
polissemia do termo Educação tão presente hoje do pensamento acadêmico e documentos
supranacionais. Tendo presente a natureza da parte empírica da pesquisafoi dado maior realce a
educação informal, que tem como um de seus fins reconhecer e reafirmar identidades. Se tratando
de uma comunidade categoricamente assumida como afrodescendente, a discussão sobre
identidade negra e brasileira também tiveram espaço nesse trabalho. Face a singularidade das
comunidades quilombolas, um panorama histórico, político e identitário foi traçado, buscando fazer
um apanhado geral dessas categorias ao longo da história brasileira que tem-se conhecimento, com
o intuito maior de compreender qual a situação das comunidade quilombolas brasileiras hoje.
Tendo em conta o objetivo geral, foi realizado um estudo de caso, que teve como fontes utilizadas:
entrevistas, fotografias, observação direta participativa na referida comunidade no período de três
meses, entre outros; onde foi analisada a importância do papel do adulto em situações cotidianas e
a potencialidade desses conhecimentos geracionais. As hipóteses de trabalho, relativas ao papel do
adulto e aos espaços de transmissão de conhecimentos, foram comprovadas depois de debatidos
os dados de acordo com categorias analíticas e interpretativas congruentes. Deste modo, foi
realçada a eficácia datradição oral seja através da gestão participativa, momentos religiosos,
produtivos agrícolas e até mesmo do ambiente escolar clássico. This primary research aimed to analyze the participation of the adult in the transmission of knowledge , beliefs, values and identity by non-school "quilombola" community of Abacatal, located in the district of Ananindeua in the state of Pará - Brazil . Due attention on the new contexts of education, it is necessary to discuss the polysemy of the term Education as present today 's academic thinking and supranational documents. Bearing in mind the nature of the empirical part of the research was given greater emphasis on informal education, which has as one of its aims to recognize and reaffirm identities. If dealing with a community categorically assumed to Afrodescendant , the discussion about Black identity and Brazilian indentity also had space in this work.Given the uniqueness of "quilombolas" communities, a perspective historical, identity and political was traced, seeking to make an overview of these categories throughout Brazilian History who has knowledge in order to understand what most of the situation of "quilombola" community today. Having regard to the overall objective, we conducted a case study , which was used as sources: interviews, photos, direct observation participatory in that community in the three month period, among others, where we analyzed the importance of the role of the adult in situations everyday knowledge and capability of these generational. Working hypotheses on the role of the adult and the transmission of knowledge spaces were proven discussed after the data according to analytical categories and interpretive congruent. Thus, it was highlighted the effectiveness of oral tradition is through participatory management , religious moments , agricultural production and even the classic school environment. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28912 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brena Camila Lobato Pontes.pdf Acesso restrito! | 5,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |