Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28912

TítuloAo lado do Caminho de Pedras: educações numa comunidade quilombola
Autor(es)Pontes, Brena Camila Lobato
Orientador(es)Estêvão, Carlos V.
Palavras-chaveAdultos
Educação não-escolar
Comunidade quilombola
Adults
Non-school educaction
"Quilombola" community
Data2013
Resumo(s)A presente pesquisa teve o objetivo primordial de analisar a participação da pessoa adulta na transmissão de conhecimento, crenças, valores e identidade por via não-escolar na comunidade quilombola do Abacatal, que está localizada no município de Ananindeua, no estado do Pará-Brasil. Devido a atenção voltada a novos contextos de educação, faz-se necessário problematizar a polissemia do termo Educação tão presente hoje do pensamento acadêmico e documentos supranacionais. Tendo presente a natureza da parte empírica da pesquisafoi dado maior realce a educação informal, que tem como um de seus fins reconhecer e reafirmar identidades. Se tratando de uma comunidade categoricamente assumida como afrodescendente, a discussão sobre identidade negra e brasileira também tiveram espaço nesse trabalho. Face a singularidade das comunidades quilombolas, um panorama histórico, político e identitário foi traçado, buscando fazer um apanhado geral dessas categorias ao longo da história brasileira que tem-se conhecimento, com o intuito maior de compreender qual a situação das comunidade quilombolas brasileiras hoje. Tendo em conta o objetivo geral, foi realizado um estudo de caso, que teve como fontes utilizadas: entrevistas, fotografias, observação direta participativa na referida comunidade no período de três meses, entre outros; onde foi analisada a importância do papel do adulto em situações cotidianas e a potencialidade desses conhecimentos geracionais. As hipóteses de trabalho, relativas ao papel do adulto e aos espaços de transmissão de conhecimentos, foram comprovadas depois de debatidos os dados de acordo com categorias analíticas e interpretativas congruentes. Deste modo, foi realçada a eficácia datradição oral seja através da gestão participativa, momentos religiosos, produtivos agrícolas e até mesmo do ambiente escolar clássico.
This primary research aimed to analyze the participation of the adult in the transmission of knowledge , beliefs, values and identity by non-school "quilombola" community of Abacatal, located in the district of Ananindeua in the state of Pará - Brazil . Due attention on the new contexts of education, it is necessary to discuss the polysemy of the term Education as present today 's academic thinking and supranational documents. Bearing in mind the nature of the empirical part of the research was given greater emphasis on informal education, which has as one of its aims to recognize and reaffirm identities. If dealing with a community categorically assumed to Afrodescendant , the discussion about Black identity and Brazilian indentity also had space in this work.Given the uniqueness of "quilombolas" communities, a perspective historical, identity and political was traced, seeking to make an overview of these categories throughout Brazilian History who has knowledge in order to understand what most of the situation of "quilombola" community today. Having regard to the overall objective, we conducted a case study , which was used as sources: interviews, photos, direct observation participatory in that community in the three month period, among others, where we analyzed the importance of the role of the adult in situations everyday knowledge and capability of these generational. Working hypotheses on the role of the adult and the transmission of knowledge spaces were proven discussed after the data according to analytical categories and interpretive congruent. Thus, it was highlighted the effectiveness of oral tradition is through participatory management , religious moments , agricultural production and even the classic school environment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28912
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Brena Camila Lobato Pontes.pdf
Acesso restrito!
5,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID