Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28927

TítuloVivencias e implicación académica en estudiantes universitarios : adaptación y validación de escalas para su evaluación
Outro(s) título(s)College students' academic experiences and involvement : assessment scales adaptation and validation
Vivências e envolvimento acadêmico de estudantes universitários : adaptação e validação de escalas para a sua avaliação
Autor(es)Abello Riquelme, Rubén
Díaz Mujica, Alejandro
Pérez Villalobos, María Victoria
Almeida, Leandro S.
Herrera, Irma
González Puentes, Jaime
Strickland, Brandee
Palavras-chaveVivencias académicas
Envolvimiento académico
Educación superior
Academic experiences
Academic involvement
Higher education
Vivências acadêmicas
Envolvimento acadêmico
Ensino superior
DataDez-2012
EditoraUniversidad Austral de Chile. Facultad de Filosofía y Humanidades
RevistaEstudios Pedagógicos
Resumo(s)Este artículo describe los procesos preliminares de adaptación y validación de dos instrumentos diseñados para describir Vivencias Académicas (centradas en la satisfacción) y la Implicación Académica (centrada en el compromiso) en estudiantes universitarios. De acuerdo con la literatura científica en el área, las vivencias y la implicación académica se encuentran asociadas con las dificultades relacionadas al abandono de los alumnos. Para este estudio se aplicaron dos cuestionarios a 261 estudiantes pertenecientes a la Universidad de Concepción, Campus Los Ángeles, Chile. Ambos instrumentos mostraron niveles adecuados de homogeneidad o consistencia interna en los ítems repartidos para las subescalas de cada cuestionario. Paralelamente, se calcularon las correlaciones entre las dimensiones de ambos cuestionarios, siendo los coeficientes obtenidos adecuados para los constructos evaluados. Estos antecedentes permiten el comienzo de la validación de los cuestionarios en estudio.
This paper presents preliminary findings regarding the adaptation and validation of two instruments designed to measure Academic Experiences (centred on satisfaction) and Academic Involvement in university students. Previous research has shown that academic experience and involvement are strongly correlated with student drop-out rates. For the present study, the two surveys were administered to 261 students at the University of Concepción, Chile, on the Los Ángeles campus. Both instruments showed suitable levels of reliability and internal consistency on the subscales. Furthermore, the correlation coefficients obtained when comparing dimensions on each survey were acceptable for the constructs being evaluated. These findings allow for a preliminary validation of the two questionnaires included in the study.
Descrevem-se os processos preliminares de adaptação e validação de dois instrumentos voltados para a avaliação das Vivências Acadêmicas (centradas na satisfação) e da Implicação Acadêmica (centrada no compromisso) de estudantes universitários. Conforme a literatura científica na área, vivências e implicação acadêmica encontram-se associadas às dificuldades relacionadas ao abandono dos alunos. Este estudo envolveu a aplicação dos dois questionários a 261 estudantes da Universidade de Concepción, campos Los Angeles, Chile. Ambos os instrumentos mostram níveis adequados de homogeneidade ou consistência interna dos itens divididos em subescalas, em cada questionário. Paralelamente, calculam-se as correlações entre as dimensões dos questionários, sendo os coeficientes obtidos adequados aos constructos avaliados. Estes antecedentes permitem o início da validação dos questionários em estudo.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28927
ISSN0716-050X
0718-0705
Versão da editorahttp://www.redalyc.org/articulo.oa?id=173524998001
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vivências e envolvimento acadêmico de estudantes universitários.pdf281,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID