Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28936
Título: | Reflexão crítica sobre um percurso profissional de ensino de piano nas Academias de Música de Barcelos e Guimarães nos anos 2003-2013 |
Autor(es): | Rosa, Ana Raquel Gomes da |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório versa sobre a minha experiência profissional enquanto docente do ensino
vocacional da música, mais especificamente do instrumento - piano. Este relatório foi elaborado no
âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho por concessão de equivalência
ao estágio profissional por acumulação de atividade profissional superior a cinco anos.
Este trabalho, que teve como metodologia base de construção a revisão bibliográfica e a
reflexão crítica sobre a prática profissional, encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte,
procuro expor de forma sucinta as teorias da aprendizagem que mais me influenciaram nos sete anos
de experiência profissional, desde uma abordagem mais geral até a uma abordagem mais específica,
centrada no ensino da música. Na segunda parte, exponho a minha experiência profissional: em
Barcelos, onde iniciei a minha incursão no ensino; e em Guimarães, onde leciono desde o ano letivo
2006/2007.
Ao longo da exposição procuro refletir acerca da minha evolução enquanto docente, referindo
algumas estratégias e atividades desenvolvidas em contexto pedagógico que acredito terem potenciado
o processo de ensino/aprendizagem, a motivação e o sucesso escolar dos alunos. Paralelamente,
considero ter contribuído para uma formação mais completa dos alunos enquanto cidadãos, algo que
se alcança de forma mais substantiva e indelével através do desenvolvimento emocional que é
potenciado pelas humanidades e pelas artes. The present report is about my experience as a specialized music, more specifically of piano. This report was prepared within the Master's Degree in Music Education of Minho University as an equivalence to the professional training, due to the fact of having a professional experience of more than five years. This report is based on a work of biographic review and critical reflection on the professional practice, and is divided in two parts. In the first part, I try to succinctly explain the learning theories that have influenced me most over the seven years of professional experience, going from a more general approach to a more specific approach, focused on music education. In the second part, I present my professional experience: in Barcelos, where I began my incursion into teaching; and in Guimarães, where I have been teaching since the school year of 2006/2007. Throughout the report I try to think about my evolution as a teacher, referring some strategies and activities developed in pedagogical contexts, which I believe have enhanced the process of teaching/learning, motivation, and my students' achievement. At the same time, I believe I contributed to a more complete training of the students as citizens, which is something more viable and permanent when acquired through the emotional development which is enhanced by the humanities and the arts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28936 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Raquel Gomes da Rosa.pdf Acesso restrito! | 4,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |