Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28950

TítuloA disciplina de Música de Câmara do 3º grau : construção partilhada de um portefólio de sugestões didáticas
Autor(es)Neiva, Eva Sofia Ferreira
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino instrumental em grupo
Portefólio didático
Música de câmara
Criatividade
Instrumental teaching in groups
Didactic portfolio
Chamber music
Creativity
Data2013
Resumo(s)O presente relatório de estágio da Prática Profissional está inserido no Mestrado em Ensino da Música sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Vieira, apresentado ao Instituto de Educação da Universidade do Minho em Braga. O tema A disciplina de Música de Câmara do 3ºgrau. Construção partilhada de um portefólio de sugestões didáticas, surgiu devido à constatação da falta de um programa para a disciplina de Música de Câmara na entidade acolhedora. Sendo uma disciplina nova no presente ano letivo, não havia nenhuma linha orientadora a seguir durante as aulas. Por isso, como havia alguma liberdade na planificação destas, sentiu-se a necessidade de criar e planificar atividades, de forma a explorar nos alunos o seu lado criativo e que eles passassem a agentes ativos na construção da própria disciplina. A intervenção foi executada numa instituição de ensino de música do Alto Minho e o contexto de estágio dividido a dois níveis: instrumento - viola d´arco, e grupo – música de câmara. Trabalhou-se a nível individual além do programa deliberado pela instituição, também diferentes estratégias de forma a que os alunos executassem o programa com mais motivação. Os principais objetivos para o ensino em grupo consistiam não só no desenvolvimento do espírito de grupo, trabalhando estratégias que levassem a isso, mas também abordando diferentes músicas escolhidas pelos alunos, atividades a nível da criatividade e da improvisação, levando no final à construção partilhada de um portefólio de atividades. Utilizou-se para recolha de dados um inquérito na fase inicial, e durante todo o processo foi usada a gravação áudio/visual. As estratégias utilizadas resultaram numa evolução gradual dos alunos relativamente à sua criatividade, passando estes para agentes mais ativos na sala de aula, e notando-se neles um maior empenho e vontade de estarem envolvidos, quer na construção das atividades, quer no processo educativo em geral.
The present internship report of Professional Practice is inserted in the Master of Teaching Music under the guidance of Professor Maria Helena Vieira, presented to the Institute of Education, University of Minho in Braga. The topic, The subject Chamber Music - 3rd Grade. Shared Construction of a portfolio of didactic suggestions emerged due to the lacking of a program for the discipline of Chamber Music at the host entity. Being a new subject in this school year, there was no guideline to follow during lessons. Therefore, as there was some freedom in planning these lessons, we felt the need to create and plan activities in order to explore the students creativity side and that they become active agents in the construction of the subject itself. The intervention was performed in an institution of music education of Alto Minho and the context of the internship is divided in two levels: instrument – viola, and in group – chamber music. We worked in an individually level beyond the program deliberated by the institution, and we also worked different strategies so that students execute the program with more motivation. The main purposes of teaching in groups consists not only in the development of team spirit, working strategies that would lead to this, but also addressing different songs chosen by students, activities at the level of creativity and improvisation, leading at the end a shared construction of a portfolio of all the activities. At the beginning, it was made a survey for data collection and throughout the process it was used an audio /visual record. The strategies used resulted in a gradual evolution of the students regarding their creativity, becoming more active in the classroom, noticing there gradual commitment and desire to be involved either in constructive activities, whether in the educational process in general.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28950
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eva Sofia Ferreira Neiva.pdf
Acesso restrito!
2,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID