Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28976
Título: | O desenvolvimento da interação oral nas aulas de língua materna e de língua estrangeira |
Autor(es): | Costa, Marisa Isabel Magalhães da |
Orientador(es): | Silva, António Carvalho da Núñez Sabarís, Xaquín |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de
Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e
Secundário e tem como objetivo documentar o trabalho realizado ao longo do ano letivo
2012/2013 no contexto específico de duas turmas de línguas e níveis distintos: uma do 10.º ano,
de Português e outra do 8.º ano, de Espanhol (iniciação).
Este projeto centrou-se no desenvolvimento da subcompetência da interação oral em ambas
as línguas, através da implementação diversificada de estratégias e de atividades realizadas
essencialmente em grupo.
O enquadramento teórico deste projeto teve três pontos principais: (1) o lugar da interação
oral nos vários documentos reguladores oficiais tanto para Português, como para Espanhol, (2) a
forma como se processa a avaliação da subcompetência referida e (3) como é possível desenvolver
o tema do projeto à luz da literatura especializada: Reyzábal (1993), Cassany (1997), Cazden
(1991), Lomas (1997).
Estruturado em dois capítulos fundamentais, este relatório pretende documentar o caminho
percorrido ao longo do Estágio Profissional nas diversas fases: diagnóstico, intermédia e final. Na
primeira, traçámos o perfil dos grupos-meta em ação e em contexto. A partir dos resultados
obtidos, elaborámos um conjunto de estratégias e atividades que pretendiam desenvolver a
interação informal em contexto de sala de aula, dotando os alunos de uma subcompetência
fundamental para a sua inserção em sociedade e transformando-os em indivíduos culturalmente
competentes. Por fim, avaliámos o impacto dessas estratégias, que se revelou positivo,
nomeadamente no que diz respeito ao aumento do uso da língua estrangeira em sala de aula e
de uma maior consciencialização da importância da interação oral na língua materna. The present report reflects the Professional Internship of the Master’s degree in teaching Portuguese and Spanish. It documents the work carried during the school year 2012/2013. Two different groups of students at two different levels and studying different languages are the object of this report: a 10th grade Portuguese Language group and a 8th grade Spanish beginners’ level group. The work focused on the development of an oral interaction sub-competence in both languages by means of applying several strategies and activities essentially carried out within classroom groups. The theoretical framework of this project had three key points into account: (1) the placement of oral interaction in the regulating official documents, (2) the assessment of this sub competence and (3) how it is possible to develop the topic of this project in the light of specialized literature: Reyzábal (1993), Cassany (1997), Cazden (1991), Lomas (1997). The report is divided in two main chapters and provides a perspective of the work done during the Professional Internship in different moments: diagnosis, intermediate and final evaluation. At a first stage, a profile of the target-groups in action and context was drawn. From the results, a set of strategies and activities was elaborated aiming at developing informal interaction in the classroom with the purpose endowing the students with an essential sub-competence for their inclusion in society and their transformation into culturally competent individuals. Finally, we analyzed the impact of those strategies, which was positive, namely in what concerns the more use of foreign language in classroom and a better understanding of the importance of oral interaction in native language. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28976 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marisa Isabel Magalhães da Costa.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |