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TítuloPotenciar o uso da Internet no ensino aprendizagem das TIC promovendo comportamentos seguros
Autor(es)Gaspar, Deolinda de Fátima Dias Esteves
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Palavras-chaveInternet
Comportamentos seguros
Blogue
Safe behaviors
Blog
Data2013
Resumo(s)As crianças e os adolescentes, em particular, estão cada vez mais expostos aos riscos online, que resultam, regra geral, do seu desconhecimento e da sua ingenuidade. Neste contexto, é imprescindível que estes adquiram uma literacia digital que ultrapasse as competências de uso técnico e inclua dimensões associadas à adoção de comportamentos adequados no ciberespaço, nomeadamente no sentido de evitarem práticas potencialmente perigosas, de diversa natureza. É nesta sequência que foi desenvolvido o projeto, que deu origem ao presente relatório. Este surge no âmbito da realização da unidade curricular do estágio profissional do 2.º ano do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Informática, pretendendo documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção pedagógica supervisionada, numa turma do 9.º ano. O principal objetivo deste projeto foi potenciar aos alunos o uso da Internet no ensino aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), contribuindo para a aquisição de conhecimentos e competências, que lhes desenvolvam uma visão crítica e fundamentada da utilidade desta, no dia-a-dia de cada um, aproveitando as suas oportunidades e evitando as suas ameaças. Para ir de encontro a este objetivo, foi criado um blogue como principal estratégia, ao qual foi efetuada uma avaliação de usabilidade, aqui descrita, que vai desde a criação deste até à sua utilização. A ideia da criação deste blogue surgiu após a observação direta em sala de aula, ao longo de algumas semanas, e da realização de um questionário à turma do 9.ºano, que evidenciou ausência de comportamentos seguros no acesso à Internet e demonstrou necessidade de ser criado um blogue com conteúdos essenciais sobre esta temática, de forma a se sentirem mais informados e seguros. Neste sentido, pode confirmar-se que a criação deste blogue como um instrumento didáticopedagógico no ensino das TIC, assim como os conteúdos lecionados nas aulas, tornaram-se elementos chave para a aquisição de novos conhecimentos sobre segurança na Internet, proporcionando aos alunos uma maior motivação e autonomia na aprendizagem e melhorando as suas atitudes/comportamentos nas suas comunicações online.
Children and adolescents, in particular, are increasingly at risk online, resulting generally from their ignorance and ingenuity. In this context it is essential that they acquire a digital literacy that goes beyond the use of technical skills and add dimensions associated with the adoption of appropriate behavior in cyberspace, namely to avoid potentially dangerous practices of diverse nature. It is in this sequence, that the project was developed, and originated this report. This emerges in the context of the curricular unit of the professional internship which is inserted in the 2th grade of the cycle of studies that leads to a Masters degree in “Ensino de Informática”, intending to document the work accomplished in a project of supervised pedagogical intervention, in a 9th grade class. The main purpose of this project was to empower the students to use the Internet in the teaching and learning of Information and Communication Technologies (ICT), contributing to the acquisition of knowledge and skills, enabling them to develop a critical and substantiate point of view in their daily routine, taking advantage of its opportunities and avoiding its threats. To reach that goal, was created an blog as main strategy, which was performed an usability evaluation, described here, which goes since its creation to its use. This idea was raised right after the direct observation of a classroom for a few weeks, and from the realization of a questionnaire to the 9th grade class, which revealed the absence of a safe behavior in the Internet and demonstrated the necessity to create a blog with essential information about this theme, so that they fell more secure and well-informed. Therefore, it can be confirmed that the creating of this blog as an didactic-pedagogical instrument in the ICT teaching, as the taught contents in the classes, became keys elements on the acquisition of a new knowledge in Internet safety, providing students with more motivation and autonomy in their own learning process and improving their own behavior on online communication.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29170
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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