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https://hdl.handle.net/1822/29215
Título: | O papel da mediação na construção da história contemporânea do Mosteiro de S. Martinho de Tibães (1987-2012) |
Autor(es): | Loureiro, Joaquim Fernandes |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Mediação Mediação cultural Espaços culturais Mosteiro de Tibães Mediation Cultural mediation Cultural areas Tibães Monastery Médiation Médiation culturelle Des espaces culturels Le Monastère de Tibães |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A mediação tem sido um processo progressivamente adotado em diferentes setores da
sociedade. Destaca-se a sua ação em contextos culturais na procura constante de estratégias
que facilitem a descodificação de linguagens e promovam a aproximação das pessoas ao seu
património, consciencializando-as para a sua proteção, valorização e fruição, despertando assim
o sentido de pertença e de identidade capaz de promover novas práticas sociais.
É neste quadro que desenvolvemos este trabalho, assumindo como objetivo principal
compreender o papel desempenhado pela mediação na construção da história contemporânea
do Mosteiro de Tibães, no período compreendido entre 1987 e 2012. Imersos no contexto e com
recurso a métodos qualitativos de análise, definimos diferentes momentos em função dos vários
aspetos em que a mediação incidiu. Para além disso procurámos identificar conceções de
profissionais ligados ao setor museológico e cultural sobre a mediação e o seu papel no contexto
em que trabalham.
Ao traçar uma cronologia de acontecimentos históricos, educativos e culturais do
Mosteiro de Tibães, após a compra pelo Estado Português em 1986, conseguimos estabelecer
alguns paralelismos com a evolução da mediação em Portugal. Ao mesmo tempo, foi possível
compreender que o recurso a estratégias de mediação contribuiu para o aumento da ação
educativa e cultural do Mosteiro de Tibães, ajudando a construir a sua imagem e identidade
institucional. Concluímos que existe uma relação muito alicerçada na trilogia
mosteiro/escola/comunidade, capaz de promover inovação museal, cativar e fidelizar públicos. Mediation processes have been progressively adopted in different sectors of society, particularly in the cultural context. The aim is to develop new strategies in order to facilitate the decoding of artistic and cultural languages and to promote people's approximation to their cultural heritage, by becoming progressively aware of its importance and the need to protect and enjoy it. This is a way of arousing a sense of belonging and identity that may promote new social practices. This is the context in which we undertook this research, with our main objective that of understanding the role of mediation in the construction of the contemporary history of the Tibães Monastery, in the period between 1987 and 2012. Immersed in the context and using qualitative methods of analysis, we defined different periods of time, according to the various roles played by mediation. In addition, we sought to identify the conceptions of professionals who work in the museum/cultural field, regarding mediation and its role in the context in which they work. By tracing a chronology of historical, educational and cultural events that took place at Tibães Monastery, after its purchase by the Portuguese Government in 1986, we managed to establish some parallelism with the development of mediation as a whole in Portugal. At the same time, it was possible to understand how the use of mediation strategies enhanced the educational and cultural events at Tibães Monastery, which contributed to the construction of its image and institutional identity. We conclude that there is a strong relationship between the trilogy monastery/school/community, capable of promoting cultural innovation and attracting loyal new members of the public. Les processus de médiation ont été progressivement adoptés dans les différents secteurs de la société, surtout dans le contexte culturel. L'objectif est celui de développer de nouvelles stratégies afin de faciliter le décodage des langages artistiques et culturels et de promouvoir l'approche des citoyens à leur patrimoine, en devenant plus conscients de son importance et de la nécessité de le protéger et d'en jouir. C'est une façon de susciter un sentiment d'appartenance et d'identité, capable de promouvoir des nouvelles pratiques sociales. C'est dans ce contexte que nous avons entrepris cette recherche, en prenant comme objectif principal la compréhension du rôle de la médiation dans la construction de l'histoire contemporaine du Monastère de Tibães, entre 1987 et 2012. Immergés dans le contexte, et en utilisant des méthodes d'analyse qualitatives, nous avons défini des périodes différentes selon les différents rôles joués par la médiation. En outre, nous avons cherché à identifier les conceptions des professionnels, qui travaillent dans le domaine culturel, sur la médiation et son rôle dans le contexte où ils travaillent. En retraçant la chronologie des événements historiques, éducatifs et culturels qui ont eu lieu au Monastère de Tibães, après son achat par le gouvernement portugais en 1986, nous avons réussi à établir un certain parallélisme avec le développement de la médiation dans son ensemble au Portugal. En même temps, il a été possible de comprendre comment l'utilisation de stratégies de médiation a renforcé l'action éducative et culturelle au Monastère de Tibães, ce qui a contribué à la construction de son image et de son identité institutionnelle. Nous concluons qu'il existe une relation forte entre la trilogie monastère/école/communauté, ce qui favorise l'innovation muséologique et attire de nouveaux publics fidèles. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29215 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joaquim Fernandes Loureiro_Relatório Final.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
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Apêndices.zip | 8,85 MB | Unknown | Ver/Abrir | |
Declaração da Instituição de Estágio.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |