Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29385

TítuloExperiências didáticas para o ensino da física de 11º ano escolaridade
Autor(es)Sá, Armando Libânio Fernandes
Orientador(es)Moura, C.
Cunha, L.
Data2013
Resumo(s)As atividades experimentais contribuem para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Física, pois, além de proporcionarem um ambiente favorável para um ensino ativo e efetivo, permitem aos alunos a possibilidade de construírem e consolidarem os seus conhecimentos. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino experimental da Física do 11º ano de escolaridade, propondo algumas atividades experimentais fáceis e simples de executar e que aumentem a motivação e o conhecimento dos discentes. Concretizando este objetivo, desenvolve-se um conjunto de experiências diversificadas e devidamente enquadradas nos conteúdos lecionados no 11º ano de escolaridade que, sendo um bom complemento ao conhecimento científico, também salientam a importância da Física na explicação de fenómenos do mundo que nos rodeia, bem como na sua relação íntima com a tecnologia. Para a realização de cada experiência proposta, que poderá ser concretizada em contexto de sala de aula ou num clube de ciências, é necessário um conjunto de dispositivos construídos/preparados a partir de materiais de uso diário, fáceis de obter e baratos. Ao longo do trabalho, são apresentadas as diferentes etapas de construção/preparação destes dispositívos, no sentido de facilitar essa concretização. No final de cada experiência, expõem-se as dificuldades sentidas durante a preparação/execução, bem como o modo como foram ultrapassadas. Em todas as experiências propostas, os alunos têm um papel muito ativo, uer na construção dos diversos disposítivos, quer na elaboração da própria experiência, na previsão dos resultados e ainda na formulação das diversas conclusões. Para cada experiência, deixam-se também sugestões de processos alternativos, assim como protocolos experimentais, destinados aos alunos, para a referida realização.
Experimental activities contribute to improve the teaching-learning process in Physics because, besides providing a favourable environment for an active and effective teaching, allow students the possibility to build and consolidate their knowledge. This essay aims at contributing to the improvement of the experimental teaching of Physics in the 11th grade, by proposing some easy and simple to execute activities that enhance the motivation and the knowledge of students. In order to achieve this goal, a set of diversified and dully framed experiences is developed in the context of the contents taught in the 11th grade. More than being complementary to scientific knowledge, these experiments also emphasise the importance of Physics in the explanation of phenomena in the world around us, as well as its intimate relationship with technology. So as to perform each proposed experiment, which may be carried out in the classroom or in a science club, it is necessary to have a set devices built/prepared from common daily use materials that are cheap and easy to get. Throughout this essay, we present the different stages of the construction/preparation of these devices so as to ease the execution of that specific experiment. In the end of each experiment, the difficulties felt during the preparation/execution of each one are presented, as well as the means which permitted to overcome them. In all the proposed experiments, students play a very active role, not only in the construction of the different devices, but also in performing the experiment, in forecasting the results and in elaborating conclusions. For each experiment, we also give students suggestions of alternative processes, as well as experimental protocols, for its execution.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29385
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Armando Libânio Fernandes Sá.pdf
Acesso restrito!
4,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID