Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29407
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Dias, Maria Cecília de Oliveira Ferreira |
Data: | 4-Jul-2014 |
Resumo(s): | O presente relatório de atividade profissional, realizado no âmbito do Mestrado
em Ciências-Formação Contínua de Professores na área de especialização de Biologia e
Geologia, ao abrigo do ponto 3, do despacho RT-38/2011, de 21 de Junho, constitui
uma reflexão das práticas científicas e pedagógicas da minha atividade docente,
procurando evidenciar as atividades desenvolvidas com maior relevância. Estas
atividades são contextualizadas e é dada importância à dinamização das que envolvem
ativamente os alunos: trabalho experimental, visitas de estudo e, trabalho prático,
promovendo a formação integral do aluno. As atividades desenvolvidas com os alunos
são consideradas importantes, porque refletem a integração/aplicação de conhecimentos
e aquisição de competências.
Aprofundei cientificamente a unidade temática “Célula unidade estrutural e
funcional”, em que abordo duas técnicas emergentes de microscopia: a microscopia de
fluorescência e confocal, enquadrada no início do programa de Biologia do 10º Ano. No
final desta abordagem científica, é apresentada a componente prática laboratorial de
microscopia ótica, realizada com os alunos do 10º Ano e uma visita de estudo a um
microscópio eletrónico de varrimento.
A formação realizada no decurso da atividade profissional é apresentada, como
tendo fornecido importantes contributos para a minha atualização e formação contínua
no domínio da Biologia e Geologia, proporcionando momentos importantes de troca de
experiências e de conhecimentos.
É feita a apresentação e discussão de projetos científicos inovadores que
promovi quer individualmente, quer com outros colegas, tendo como objetivos
principais motivar os alunos para a disciplina de Biologia e Geologia e refletir uma
melhoria na aprendizagem dos conteúdos disciplinares. O desenvolvimento destes
projetos tem como finalidades melhorar competências que permitam a formação de
cidadãos críticos, responsáveis, dinamizadores e intervenientes na sociedade em que
vivem.
Por último, apresento o balanço de todo o trabalho realizado ao longo da
atividade docente e perspetivas futuras. The present professional activity report conducted within the Masters of Science-Service Teacher Training in the specialization field of Biology and Geology, under section 3 of the bill RT-38/2011, 21 June, is a reflection on the scientific and pedagogical practices of my teaching activity, seeking to highlight the most relevant activities. These activities are contextualized and importance is given to the dynamics of actively involving students: experimental work, field trips, practical work, promoting the full education of the student. The activities carried out with students are important because they reflect the integration / application of knowledge and skills acquisition. I developed scientifically the thematic unit ‘the Cell structural and functional unit’ on which I approach two emerging microscopy techniques: fluorescence and confocal microscopy framed in the initial 10th grade Biology program. At the end of the scientific approach, the practical laboratory of optical microscopy is presented, carried out with 10th graders as well as a field trip on the high resolution scanning electron microscope. The training undertaken throughout my professional activity is presented as having provided significant contributions to my updating and my lifelong training in the field of Biology and Geology, providing unique moments of shared experiences and knowledge. The presentation and discussion of innovative scientific projects is made. They were promoted both individually and with colleagues, aiming to motivate students to the Biology and Geology subjects and to reflect an improvement in the learning of the subject content. The development of these projects intends to improve skills that allow the building up of critical and responsible citizens, facilitators and active in the society in which they live in. Finally, I present a reading of all the work done throughout my teaching activity as well as future prospects. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29407 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DBio - Dissertações de Mestrado/Master Theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório_Mestrado_Cecilia.Dias_2013.pdf Acesso restrito! | 4,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |