Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29852

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Ana Patrícia Soarespor
dc.contributor.authorPereira, Sarapor
dc.contributor.authorPinto, Manuelpor
dc.contributor.editorCoelho, Zara Pinto-
dc.contributor.editorFidalgo, Joaquim-
dc.date.accessioned2014-07-31T14:24:25Z-
dc.date.available2014-07-31T14:24:25Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-989-8600-05-9por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29852-
dc.description.abstractEste trabalho pretende dar a conhecer o estado da arte e a proposta metodológica de uma investigação de doutoramento, ainda em curso, que tem como objeto de estudo debater sobre o modo como as crianças representam a atualidade. Partindo das suas vozes, perspetivando-as enquanto sujeitos de investigação, intentamos compreender que significados são construídos sobre a realidade imediata - ligada diretamente à experiência de cada criança - e a realidade global, em que os media se assumem como importantes mediadores e construtores de um ambiente simbólico. Trata-se de privilegiar uma posição ativa das crianças no seu envolvimento com os media noticiosos, partindo do pressuposto de que estes se constituem como agentes de socialização relevantes para a formação dos mais novos. Metodologicamente, optamos pela conjugação de técnicas quantitativas e qualitativas, definindo como público do estudo um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos.por
dc.description.abstractThis paper aims to present the state of art and the methodological proposal of a PhD research, in progress, which has as its object of study discuss how children make sense of the world. Taking into acount their voices, looking at them as research subjects, we intend to understand what meanings are constructed about the immediate reality - directly linked to the experience of every child – and the global reality, in which the media are assumed as important mediators and builders of a symbolic environment. More specifically, we want to study the engagement between children and news media, considering that the last one are socialization agentes with relevance for children’s lives. Methodologically, we will employ quantitative and qualitative techniques, as we define as public the children from 9 to 10 years old.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectNotíciaspor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectLiteracia mediáticapor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectNewspor
dc.subjectParticipationpor
dc.subjectRepresentationspor
dc.subjectMedia literacypor
dc.titleRepresentações das crianças sobre a atualidade: caminhos que se cruzam entre a leitura do mundo e a informação noticiosapor
dc.title.alternativeChildren’s representations about current affairs: ways that cross between reading the world and news mediaeng
dc.typebookPart-
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1340por
oaire.citationStartPage119por
oaire.citationEndPage131por
oaire.citationTitleSobre comunicação e cultura : I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação-
sdum.bookTitleSobre comunicação e cultura: I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturaispor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SP_I_jornadas_doutorandos.pdfCapítulo de e-book190,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID