Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30207

TítuloO ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos
Outro(s) título(s)Biotechnology teaching with laboratorial activities Predict-Observe-Explain-Reflect: a study focused on food production
Autor(es)Pinto, Filipa Daniela Gonçalves
Orientador(es)Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Data2014
Resumo(s)A Biotecnologia e Produção de Alimentos correspondem a temas que habitualmente motivam os alunos e por vezes influenciam as suas escolhas vocacionais. O ensino destes temas está intimamente associado à utilização de atividades laboratoriais. De entre as várias formas de realizar as atividades laboratoriais, as atividades do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete são os mais adequadas para promover a mudança concetual dos alunos. Assim, a investigação associada à intervenção didática realizada teve como objetivos principais analisar o contributo das atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete, na aprendizagem de Processos biotecnológicos na Produção de alimentos e sustentabilidade, na promoção da mudança concetual, bem como fazer o levantamento das opiniões dos alunos sobre a implementação das mesmas. Para verificar a evolução dos alunos com a implementação desta temática optámos por implementar questionários, pré e pós-teste, que consistia num teste de conhecimentos relacionados com o tema em causa, bem como a implementação de um questionário de opinião, para avaliar o impacto que a metodologia de ensino utilizada provocou nos alunos da turma. A amostra foi constituída por uma turma do 12º ano de escolaridade, com 23 alunos. Foram implementadas três atividades laboratoriais do tipo P.O.E.R. relativas à temática em causa. A análise dos resultados obtidos demonstraram que, inicialmente, o número de respostas consideras erradas e a existência de conceções alternativas, em certos temas, era muito elevado. Após ao ensino notou-se uma progressão no que respeita ao ganho de respostas consideradas cientificamente aceites, havendo um número muito reduzido de respostas erradas, e deixou-se de ter respostas contendo conceções alternativas. Quanto à utilização das atividades laboratoriais implementadas, os alunos foram unânimes ao dizerem que a sua implementação é importante no ensino das ciências.
Biotechnology and food production are subjects that often motivate students and sometimes influence their vocational choices. Teaching these subjects will invariably require resorting to laboratorial activities. Out of all of the different ways to conduct laboratorial activities, the Predict- Observe-Explain-Reflect type is the most appropriate one to promote the conceptual change of students. For this reason, the main purpose of the didactic intervention associated research that was carried out was to analyse the contribution of the Predict-Observe-Explain-Reflect type of laboratorial activities to the learning of biotechnological processes in food production and sustainability and the promotion of conceptual change, as well as to conduct a survey of students’ thoughts on their implementation. In order to demonstrate the students’ learning progress stemming from the implementation of this method we have chosen to conduct a questionnaire, pre and post-test, which consisted of a knowledge test about the subject matter, and an opinion questionnaire, formulated to evaluate the impact that the teaching methodology had had in the class’ students. The sample consisted of a 12th grade class, totalling 23 students. Three P.O.E.R laboratorial activities relating to the subject at hand were implemented. The analysis of the obtained results showed that, in the beginning, the number of wrong answers and the existence of alternative conceptions, in certain subject areas, were very high. After the teaching, we recognized a substantial increase of scientifically accepted answers, accompanied by only a very small number of wrong ones, and none providing alternative conceptions. Concerning to the laboratorial activities carried out, students were unanimous in saying that their implementation is important to science education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino em Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30207
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO Filipa Pinto.pdf2,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID