Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30209

TítuloTextos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
Autor(es)Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Materiais curriculares
Inovação curricular
Textos de apoio para educadores de infância
Brochuras para educação pré-escolar
Pre-school education
Curricular materials
Curricular innovation and integration
Support texts for early childhood educators
Brochures for preschool education
Data2014
Resumo(s)Tendo em vista a integração curricular e a inovação educativa, o presente estudo baseia-se na pesquisa desenvolvida sobre as formas de utilização dos Textos de Apoio para Educadores de Infância (TAEI), lançados pela Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, em 2008, 2009 e 2010, enquanto materiais curriculares de apoio às práticas pedagógicas na educação pré-escolar. Pretende-se averiguar junto de educadores de infância qual o conhecimento geral e a operacionalização destes materiais curriculares (o que têm contribuído para as suas planificações e para os seus projetos curriculares), bem como as suas perceções sobre a sua estrutura e conteúdo, tendo em vista, o garante de uma gestão curricular integrada que possa contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso da criança tal como referem as Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (ME, 1997). Após um estudo aprofundado dos TAEI, desenvolveu-se uma pesquisa junto de um conjunto de educadores de infância através de um questionário, com o intuito de aprofundar o conhecimento da implementação dos TAEI e quais as consequências que daí têm advindo na prática profissional dos educadores. Os resultados revelam que duma maneira geral, os inquiridos utilizam pouco os TAEI por falta de conhecimento, por falta de divulgação por parte dos agrupamentos de escolas e por falta de formação sobre os mesmos. Acredita-se que este estudo contribua, de alguma forma, para o enriquecimento do seu conhecimento e para o incentivo da sua utilização, no dia-a-dia da prática pedagógica e formação profissional ao longo da vida, para os educadores de infância deste país.
While taking into account curricular integration and educational innovation, the present study was based on a research about the use forms of the Support Texts for Early Childhood Educators (Textos de Apoio para Educadores de Infância -TAEI), launched by Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, in 2008, 2009 and 2010, as curricular materials for teaching practices support in preschools‟ education. The intention is to investigate what is the general knowledge and operationalization of early childhood educators on these curricular materials (what it has contributed to their planning and their curricular projects), as well as their perceptions about its structure and content, with regards to an integrated curricular management that contributes to a child‟s overall balanced development, as mentioned on the Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (ME, 1997). After a thorough study of the TAEI, a research was developed on a group of early childhood educators through survey, in order to deepen the knowledge of the TAEI implementation and to know what are the consequences arising in these teachers‟ professional practices. The results show that the respondents do not take a lot of advantage of the TAEI due to a certain lack of knowledge, little disclosure from the school groups, and dearth of training on these resources. It is believed that this study will contribute, in some way, to improve their knowledge and encourage the use of the TAEI in day to day teaching practices and professional training throughout life, for early childhood educators of this country.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30209
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carmo Almeida_versao PDF2.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID