Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30276

TítuloExperiências didáticas de baixos recursos para o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário
Autor(es)Vicente, Gaspar Ferreira
Orientador(es)Geraldo, M. Dulce
Esteves, Ana Paula
Data2014
Resumo(s)Neste trabalho foram desenvolvidas diversas atividades experimentais que ilustram tópicos programáticos dos programas curriculares do terceiro ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário Geral em vigor em Timor-Leste. Todas as atividades propostas podem ser realizadas em escolas com reduzidas infra-estruturas laboratoriais porque recorrem a materiais simples do quotidiano e, por isso, de baixo custo e facilmente acessíveis. As atividades laboratoriais apresentadas nesta tese incidem sobre separação de substâncias (cromatografia de partição sólido-líquido), transformações físicas e químicas, identificação de soluções ácidas e básicas por meio de indicadores ácidobase (papel indicador de pH e corantes naturais) e experiência global da água com vista à obtenção de água pura. Esta tese pretende constituir um guia de apoio para professores e alunos pelo que para cada experiência são apresentados o procedimento experimental, o questionário a que os alunos deverão responder no fim da aula e também a discussão dos conceitos científicos que estão presentes em cada caso. Este trabalho pretende ainda servir de “modelo” para inspirar os professores na elaboração de outros trabalhos experimentais relativos a outros tópicos programáticos para os quais poderá ser possível fazer uma abordagem experimental semelhante, recorrendo também a materiais de uso comum.
In this work several experimental activities related with the current syllabus of the study programs of the 3rd cycle of basic education and secondary education of East Timor were developed. All proposed activities can be conducted in schools with few laboratory facilities because they only require low cost and easily acessible everyday life materials. The laboratory activities presented in this thesis are focused on the separation of substances (solid-liquid partition chromatography), physical and chemical changes, identification of the acidic and basic solutions using acid-base indicators (pH indicator paper and natural dyes), and the global water experiment in order to obtain pure water. This thesis intends to provide a notebook support for both teachers and students. For each laboratory activity an experimental procedure and a survey of questions to be answered by the students after the class are presented. The scientific concepts for each experiment are also presented and discussed. This work also aims to provide a "model" to inspire teachers in the development of other experimental work relating to diverse topics by means of a similar experimental approach, also making use of materials of the common use.
Serbisu ida ne,e dezenvolve ho atividades esperimental oi-oin nebé mai husi topiku progamatiku sira mak programadu ona iha kuríkulu terseiru siklu ensinu báziku i mos ensinu sekundáriu jeral nian mak vigora ona iha Timor-Loro Sa’e. Atividade ba proposta sira ne’e bele halaó iha eskola sira nebé ho sasan laboratóriu nian mak uitoan tebes, tanba ne’e bele uza deit material sira lor-loron nian nebé mak hetan lalais i folin kman liu. Atividade laboratóriu sira mak hato,o iha teze ne’e, atu foka kona ba separasaun substansia (kromatografia husi partisaun líkidu-sólidu nian), transformasaun fízikas no kímikas, identifikasaun ba solusaun ácidas i bázikas husi indikadores ácidu-baze (papel indikador pH i korantes natural sira) i esperiensia global kona ba bé, atu oinsa bele hetan bé nebé mós liu. Teze ne’e mós atu sai hanesan giaun ida ba hanorin nain no alunus sira, tanba ne’e esperiensia id-idak sei ho ninia prosedimentu experimental, kestiunáriu atu alunos sira bele hatan iha aula ikus nian, mós ba diskusaun husi konseitus sientífikus nebé mak iha ba kazu id-idak. Serbisu ida ne’e mós hakarak serbí hanesan “modelu” ida atu loke hanorin nain sira nia hanoin ba elaborasaun husi serbisu esperimental prográmatikus seluk nebé bele halo ho sasan sira uza ba-bain nian.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30276
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gaspar Ferreira Vicente.pdf
Acesso restrito!
6,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID