Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30471

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTaveira, Maria do Céu-
dc.contributor.authorCosta, Ana Rita Peliteiropor
dc.date.accessioned2014-10-10T11:09:36Z-
dc.date.available2014-10-10T11:09:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30471-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractEste estudo testa o efeito do sexo, do tempo e da interação entre sexo e tempo na inteligência emocional. Recorreu-se a uma amostra de 1069 participantes, 542 raparigas e 527 rapazes, entre os 11 e os 23 anos, do norte, centro e sul de Portugal. Responderam ao Emotional Quotient Inventory: Youth Version (EQ-i:YV; Bar-On & Parker, 2004, adapt. por Candeias et al., 2013) no primeiro e terceiro períodos do ano escolar e no primeiro período do ano letivo seguinte. Testou-se o efeito do sexo, do tempo e da interação entre sexo e tempo nas cinco dimensões do EQ-i:YV, humor geral, adaptabilidade, intrapessoal, interpessoal e gestão de stress, através da two-way mixed MANOVA. Os resultados indicam um efeito multivariado estatisticamente significativo do sexo, do tempo e da interação sexo e tempo em diferentes dimensões da inteligência emocional. Os resultados discutiram-se com base nas investigações existentes e na sua aplicabilidade para a prática da psicologia escolar, e sugeriram-se investigações futuras.por
dc.description.abstractThis study tests the effect of sex, time and the interaction between sex and time on emotional intelligence. The sample comprised 1069 participants, 542 girls and 527 boys, aged 11-23 years of the north, center and south of Portugal. The Emotional Quotient Inventory: Youth Version (EQ-i:YV; Bar-On & Parker, 2004, adapt. to Candeias et al., 2013) was applied in the first and third periods of the school year and in the first period of next school year. We tested the effect of sex, time and the interaction between sex and time in the five dimensions of the EQ-i:YV, interpersonal general mood, adaptability, intrapersonal and stress management through a two-way mixed MANOVA. The results indicate a statistically significant multivariate effect of sex, time and the interaction of sex with time in different dimensions of emotional intelligence. The results were discussed on the basis of existing research and its applicability to the practice of school psychology, and future research is suggested.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectEQ-i:YVpor
dc.subjectDiferenças interindividuaispor
dc.subjectDiferenças intraindividuaispor
dc.subjectEmotional intelligencepor
dc.subjectEQ-i:YVpor
dc.subjectInterindividual differencespor
dc.subjectIntraindividual differencespor
dc.titleInteligência emocional de jovens portugueses: diferenças inter e intraindividuaispor
dc.title.alternativeEmotional intelligence in portuguese students: inter and intraindividual differencespor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc159.942-
dc.identifier.tid201102269-
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Peliteiro Costa.pdf2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID