Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30490

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipepor
dc.contributor.authorAraújo, Joaquim Machado depor
dc.date.accessioned2014-10-13T09:34:23Z-
dc.date.available2014-10-13T09:34:23Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1677-6097por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30490-
dc.description.abstractEste artigo faz parte de uma investigação realizada no âmbito do Projecto Educação e Imaginário inscrito no Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga), retoma algumas das contribuições trabalhadas em comunicações anteriores apresentadas em eventos científicos. Inscreve-se no paradigma metodológico da hermenêutica reflexiva e debruça-se sobre o tema do ritual iniciático, um tema recorrente em muitos dos contos e lendas. Retoma a perspectiva de Mircea Eliade e ilustra o tema da iniciação n’As Aventuras de Pinóquio, obra que tem sido objeto de múltiplas interpretações e, obviamente, de interpretações complementares que só enriquecem o sentido instaurador do respectivo conto. Procede ainda à hermenêutica da passagem significativa do tubarão e evidencia como neste conto o ritual iniciático se concretiza e interpela o imaginário educacional. Por último, desenvolve o significado da iniciação no quadro do imaginário educacional, caracterizando-o como renovação espiritual, como eufemização e superação da morte e como reencontro do homem consigo mesmo.por
dc.description.abstractThis article is part of a research carried out under the Education and Imaginary Project enrolled in the Centre for Research in Education (CIEd) from the Institute of Education at University of Minho (Braga) takes up some of the contributions worked in earlier papers presented at scientific meetings. Is based on the hermeneutic methodological paradigm. It focuses on the theme of the initial ritual, a recurrent subject in many stories and tales. The theoretical framework used from Mircea Eliade allows the comprehension of the theme of initiation in The Adventures of Pinocchio. This work has been the object of several interpretations and obviously complementary interpretations enrich the creative meaning of the referred tale. The article stresses the hermeneutics of significant transition of the shark and shows how in this tale the initial ritual is achieved and questions the educational imaginary. At last, this debate stresses the meaning of initiation in the frame of the educational imaginary, by its characterization as spiritual renovation, euphemistic interpretation and overcoming of death as well as the re-encountering of Man with himself.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhão (UFMA). Centro de Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIniciaçãopor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInitiationpor
dc.subjectImaginarypor
dc.subjectEducationpor
dc.titleIniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquiopor
dc.title.alternativeInitiation and imaginary in educational adventures of Pinocchioeng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage35por
oaire.citationEndPage56por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista educação e emancipaçãopor
oaire.citationVolume6por
sdum.journalRevista Educação e Emancipaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Iniciação e imaginario educacional nas aventuras de Pinoquio.pdf79,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID