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dc.contributor.advisorSoares, Isabel-
dc.contributor.advisorBaptista, Joana-
dc.contributor.authorCosta, Elisa Lacerda Pirespor
dc.date.accessioned2014-10-13T10:21:16Z-
dc.date.available2014-10-13T10:21:16Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30492-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractPerante contextos adversos e os seus fatores de risco, tanto as crianças da comunidade como as crianças em acolhimento institucional, podem apresentar problemas psicológicos ou psiquiátricos ao longo do seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo é analisar a diferença, entre as crianças da comunidade em risco psicossocial e as crianças em acolhimento institucional, ao nível dos problemas de internalização e externalização, assim como os preditores destas problemáticas. Os resultados revelam que as crianças em acolhimento institucional apresentam valores menores de problemas de internalização e externalização, comparando com as crianças da comunidade em risco psicossocial. O risco pré-natal nas crianças em acolhimento institucional é maior do que em crianças da comunidade. As cuidadoras institucionais apresentaram comportamentos mais sensíveis e cooperantes em interação com a criança do que as mães. No grupo da comunidade, maior afetividade negativa prediz mais problemas de internalização e de externalização. No grupo de crianças institucionalizadas, observou-se que maior afetividade negativa da criança prediz problemas de internalização. Ainda, quanto maior a idade de admissão, menos problemas de externalização estas crianças têm. Alguns resultados não são os esperados, uma vez que a amostra da comunidade neste estudo é exclusivamente de risco, o que não se evidencia na literatura.por
dc.description.abstractFaced with adverse contexts and their risk factors, both children of the community as children in institutional care, may have psychological or psychiatric problems along its development. In this study we analyze the difference between the children of the community in psychosocial risk and children in institutional care, in the level of internalizing and externalizing problems, as well as its predictors. The results show that children in institutional care have lower values of internalizing and externalizing problems, compared to children in the community in psychosocial risk. Prenatal risk children in institutional care is higher than in children of the community. Institutional caregivers had more sensitive and cooperative behaviors in interaction with the child than mothers. In the community group, higher negative affectivity predicts more internalizing problems and externalizing. In the group of children in institutional care, it was observed that higher negative affectivity predicts child internalizing problems. Still, the higher the age of admission, fewer externalizing problems these children have. Some of these results are not as expected, because the community sample is exclusively at risk, which was not evident in the literature.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectComunidade em riscopor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectInternalizaçãopor
dc.subjectExternalizaçãopor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectCommunity at riskpor
dc.subjectInstitutionalizationpor
dc.subjectInternalizationpor
dc.subjectExternalizationpor
dc.titleProblemas de internalização e externalização em crianças da comunidade em risco psicossocial e em acolhimento institucionalpor
dc.title.alternativeInternalization and externalization problems in children of the community in psychosocial risk and in institutional carepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc159.922.7-
dc.subject.udc362.7-
dc.identifier.tid201330326por
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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