Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30921
Título: | O Camões do Estado Novo: receção e ensino |
Autor(es): | Cunha, Carlos Manuel F. da |
Palavras-chave: | Camões Education epic Estado Novo Interpretation |
Data: | 2012 |
Editora: | Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos |
Resumo(s): | Since the nineteenth century, the interpretation of the work of Camões has been subject of
varying interpretations, especially from the romantics, positivists and republicans. The political
regime called Estado Novo, in turn, emphasized the epic side of Os Lusíadas, albeit with a policy
of cuts and guided reading, to avoid the reading of the “Generation de 70” and the republicans, that
considered the epic of Camões as a sign of national decadence. O estudo de Camões no Estado Novo foi intenso, mas com uma selecção rigorosa das passagens a estudar. Trata-se do lado épico d' Os Lusíadas, para enaltecer a pátria portuguesa e para contrariar a versão decadentista e republicana que se apropriaram da obra camoniana. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30921 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos em livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos Cunha Camões, receção e ensino.pdf | Documento principal | 94,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |