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TítuloDesign emocional em representações gráficas de suporte editorial
Autor(es)Moreira, Karen Viviana Gomes
Orientador(es)Providência, B
Palavras-chaveComunicação
Experiência emocional
Comportamento
Percepção
Sensação visual
Communication
Emotional experience
Behavior
Perception
Visual sensation
Data2014
Resumo(s)O Ser Humano vive numa relação constante de dependência com o ambiente que o rodeia. O processo evolutivo torna intrínsecos certos fenómenos, equipando o Homem com sistemas que promovem sempre a sua sobrevivência. Desta forma, as emoções apresentam-se como um fenómeno que favorece a comunicação, orientando os processos cognitivos. Uma vez que estas dizem respeito ao movimento de dentro para fora, desempenham um papel de extrema importância no reconhecimento de padrões (expressões, postura), que favorece a compreensão sobre os estados emocionais dos outros (terceira pessoa) e do indivíduo em questão (primeira pessoa). Numa fase inicial, perante o desconhecido, havia a necessidade de atribuir significados a todos os fenómenos presenciados diariamente, sendo que, de modo geral, era atribuído todo o poder a Deus. Assim, a elite clerical possuía o dominínio dos meios escritos. Porém, com o desenvolvimento do pensamento, este torna-se cada vez mais abstrato, alterando muitas das doutrinas, e a comunicação vai evoluindo consoante a evolução dos seus próprios meios que cada vez mais atingiam um público mais vasto. Desta forma, o texto e a imagem sofreram grandes transformações, elevando o seu carácter comunicativo, a expressivo. As publicações periódicas ultrapassaram muitos dos limites impostos, e iniciaram uma preocupação com a transmissão não só de informação, mas também de emoção, evocando a subjetividade. Nos dias que correm, a quantidade de produtos e serviços lançados diariamente obrigam as marcas ou os criadores a estabelecer estratégias que seduzam e criem relações com os consumidores, de modo a garantir sucesso no mercado. O propósito desta dissertação é analisar certas linguagens visuais de suportes editoriais gráficos e entender a que nível se dá esta relação na mente do observador. Assim, estudam-se os processos complexos da comunicação e da emoção e os seus respetivos componentes, tendo em conta o panorama digital da atualidade.
The human being lives in a constant relationship of dependence with his surrounding environment. Some phenomena are made intrinsic to the evolution process, equipping Man with systems that always promote his survival. Thus, emotions present themselves as a phenomenon that favors communication, guiding the cognitive processes. Since these relate to the movement from the inside out, they play an extremely important role in pattern recognition (expressions, posture), which favors the understanding of the emotional states of others (third person) and the individual in question (the first person). In a more primal stage, before the unknown, there was the need to give meaning to all the phenomena witnessed on a daily basis, and, in general, all power was attributed to God. Therefore, the clerical elite dominated all written information. However, with the development of thought, this becomes increasingly abstract, changing many of the doctrines, and communication evolves according to the evolution of its own means that increasingly reached a wider audience. So, text and image suffered major transformations, elevating its communicative character, to an expressive one. The periodical publications exceeded many of the limits imposed, and started to focous on the transmission not only of information, but also emotion, evoking subjectivity. Nowadays, the amount of products and services launched each day obligate brands or creators to establish strategies to seduce and bond with its consumers, in order to ensure market success. The purpose of this dissertation is to analyze certain visual languages of graphic editorial supports and understand to what degree this relationship occurs in the mind of the observer. Thus, the complex processes of communication and emotion are studied as well as their respective components, taking into account the digital language today.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31203
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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