Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31744

TítuloEstudo de interseções giratórias em meio urbano
Outro(s) título(s)Study of roundabout in urban areas
Autor(es)Peneiras, Diana Estela Pereira
Orientador(es)Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da
Palavras-chaveInterseção giratória
Operacionalidade
Segurança
Conceção geométrica
Sinalização
Roundabouts
Operational performance
Safety
Geometric design
Markings and signs
Data2013
Resumo(s)Nesta dissertação apresenta-se o estudo de implantação de interseções giratórias na cidade de Braga, com destaque para duas situações analisadas. Na rede viária podem encontrar-se diferentes tipologias de interseção, de nível e desniveladas, que se diferenciam quer na sua configuração geométrica, quer na funcionalidade, influenciando a fluidez e capacidade de tráfego e a segurança para os diversos utilizadores. Todas as interseções apresentam pontos de conflito na rede viária, sendo que as interseções giratórias apresentam um menor número relativamente a interseções convencionais. A dualidade entre a operacionalidade e segurança das interseções giratórias é mais eficaz quando devidamente dimensionada, a nível geométrico e funcional, e com sinalização adequada. As interseções giratórias, utilizadas a nível mundial, têm como finalidade manter a fluidez do tráfego, estabelecer um equilíbrio entre a mobilidade e acessibilidade, melhorar a segurança rodoviária, reduzir o congestionamento existente e prolongar a vida útil das infraestruturas. Verifica-se que as interseções giratórias são utilizadas de uma forma muito generalizada, nas suas diferentes tipologias, uma vez que o seu campo de aplicabilidade é muito alargado. De forma a assegurar o seu desempenho e comprovar a sua preferência relativamente a outras interseções, verifica-se que as interseções giratórias foram alvo de significativas alterações, tentando adaptar-se às exigências atuais do tráfego. Neste sentido, este estudo propõe-se contribuir para o estudo desta problemática ligada às interseções giratórias, através da avaliação do cumprimento da normalização existente, apresentando a análise e possíveis soluções que possibilitem a otimização da sua implementação. O trabalho apresentado nesta dissertação teve duas fases principais. A primeira consistiu na pesquisa sobre o domínio de aplicabilidade das diversas tipologias de interseções giratórias, salientando a definição, funcionamento e potencial de desempenho para cada uma. São abordadas, de igual modo, questões ligadas à segurança e velocidade, dependentes do dimensionamento das interseções, critérios de visibilidade, sinalização e escolha da tipologia adotada, bem como a capacidade das interseções giratórias associadas a elevados níveis de desempenho, apresentando os modelos de cálculo. A segunda parte da dissertação apresenta a avaliação dos casos em estudo, com base nos dados de sinistralidade, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, e a análise da disposição normativa existente, Disposições Normativa – Dimensionamento de Rotundas, segundo o Instituto Nacional de Infraestruturas Rodoviárias. O primeiro caso em estudo, segundo análise efetuada, cumpre os parâmetros exigidos; já o segundo caso não se encontra conforme, sendo necessário aplicar medidas corretivas de forma a cumprir a norma, para que o seu desempenho seja o melhor possível.
This dissertation shows a study about the geometric design of roundabout in Braga city, highlighting two case studies. In the road network different types of intersections can be found, at grade or grade separated, both of them differing in their geometric configuration, or functionality, with effect on traffic flow and traffic capacity and safety for all different users. All intersections show conflict points in the road network, but the roundabouts show a lower number of them in comparison with the conventional intersections. The duality between the operational performance and safety of roundabouts is more effective when they are properly designed, at a geometric and functional level, and with proper markings and signs. The purposes of the roundabouts, used at international level, are to keep the traffic flowing, achieve a balance between mobility and accessibility, improve the road safety, reduce the occurrence of traffic jams and extend the road infrastructure life. It is noticed that roundabouts are used in a widespread manner, in their different typologies, because their field of application is very wide. In order to ensure their performance and prove their preference over other intersections, it is found that roundabouts were subjected to significant changes during time, trying to fit the current traffic requirements. Therefore, this study purposes to contribute for the study of the problems related to the design of roundabouts, by evaluating their compliance with the current standard rules, and showing the analysis and possible solutions that enable the optimization of their geometric design and functionality. The study presented in this dissertation has two main phases. The first consisted in the research on the applicability of different types of roundabouts, highlighting the definition, operational and potential performance of each of them. In this part, questions linked to the safety and velocity, depending on the design of this type of intersections, the visibility criteria, markings and signs and the selection of the typology to be adopted are equally mentioned, as well as questions related to the capacity of roundabouts, in order to assure high levels of performance (presenting the corresponding computation models). The second part of the dissertation includes the analysis of two case studies, including the evaluation of road accident data, according to the Portuguese Authority for Road Accidents (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), and the analysis of the fulfillment of legal standard rules for the geometric design of roundabouts (Disposições Normativas – Dimensionamento de Rotundas), published by the Instituto Nacional de Infraestruturas Rodoviárias. According to the analysis carried out, the first case study meets the required parameters, whereas, in the second case study, the roundabout in not in agreement with the legal requirements, and thus corrective measures were proposed so that the new roundabout was able to meet the standard rules for the geometric design, thus having an optimal performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Perfil de Infraestruturas Viárias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31744
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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Diana Estela Pereira Peneiras.pdf5,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

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