Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32436
Título: | Enquadramento, organização e âmbito de uma investigação empírica : um estudo de caso |
Outro(s) título(s): | Framework, organization and scope of an empirical research: a case study |
Autor(es): | Macedo, Ana Paula |
Palavras-chave: | Framework Organization Empirical investigation Case study Enquadramento Organização Investigação empírica Estudo de caso |
Data: | 14-Jul-2014 |
Editora: | Ludomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos |
Resumo(s): | The history of this research found a suitable ethos not
only by the route of the researcher, but also by the current
modernization and reform public policies that are capable of
regulating and transform the educational and health systems,
and their professional groups. The reflection meantime developed
will raise a stark perception about the organizational change
processes by which they interfered with the interorganizational
coordination between School of Nursing and Hospital, and where
supervision of internships would be the main protagonist,
supported by the meanings that those involved have assigned to
them. In this context, the sought explicit the epistemological and
methodological choices takes to look at the problem in a more
attentive way, ascertaining it, taking into account the
organizational dimensions. In this regard, the choice of a case
study was related to the fact that the method allowed to answer
the purpose of knowing and understanding the
interorganizational coordination phenomenon between School of
Nursing and Hospital, concretely through the supervision of
internships. A história desta investigação encontrou um ethos propício não só pelo percurso da investigadora, mas também pelas atuais políticas públicas de modernização e de reforma capazes de regular e transformar os sistemas educativos e de saúde, e seus grupos profissionais. A reflexão entretanto desenvolvida suscitara uma perceção vincada, ainda que algo difusa, sobre os processos de mudança organizacionais, pelos quais interferiam na articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, e como tal, a supervisão de estágios seria a grande protagonista, sustentada pelos significados que os atores intervenientes lhes têm atribuído. Neste âmbito, ao procurar-se explicitar as opções epistemológicas e metodológicas leva-se a olhar para o problema de uma forma mais atenta, apurando-o, tendo em conta as dimensões organizacionais. Neste sentido, a opção por um estudo de caso prendeu-se com o facto de o método permitir responder ao propósito de conhecer e compreender o fenómeno da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, concretamente através da supervisão de estágios. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32436 |
Versão da editora: | web: www.ludomedia.pt |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIAIQ2014_Atas_CienciasSociais.pdf Acesso restrito! | Artigo do Livro de Atas | 614,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |