Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3246

TítuloVivências e percepções do estágio pedagógico : a perspectiva dos estagiários da Universidade do Minho
Outro(s) título(s)Experiences and perceptions during practicum : the student teacher’s perspective
Autor(es)Fernandes, Susana Margarida Gonçalves Caires
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Data2003
Resumo(s)Centrando-se na última etapa da formação inicial de professores – os estágios pedagógicos -, o presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos do repertório experiencial destes neófitos. Incidindo na perspectiva dos professores-estagiários, o repertório explorado abarca as principais vivências e percepções associadas ao “Tornar-se-professor”, dando a conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades associados a este primeiro contacto com a profissão. Procedendo-se, numa primeira parte, à contextualização histórico-legal da formação inicial de professores em Portugal nas últimas três décadas e, em particular, dos estágios pedagógicos, parte-se, num segundo momento, para a sistematização de alguns dos principais estudos e reflexões que se têm vindo a debruçar sobre a óptica do estagiário. Ilustrando as inúmeras complexidades inerentes ao “Tornar-se professor”, são dadas a conhecer as diferentes dimensões abarcadas por este processo, bem como os seus cenários, interlocutores e dinâmicas. Tomando como grelha de leitura as principais evidências compiladas na componente teórica da tese, parte-se, num terceiro momento, para a apresentação do estudo empírico realizado. Abarcando um total de 229 candidatos a professores da Universidade do Minho que, no ano lectivo de 2001/2002, se encontravam a realizar o seu estágio pedagógico, procedemos à aplicação do Inventário de Vivências e Percepções de Estágio (Versão para as Licenciaturas em Ensino). O estudo explora as cinco facetas contempladas pelo Inventário e pela componente teórica da tese (“Socialização Profissional e Institucional”; “Aspectos Sócio-Emocionais”; “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”; “Apoio/Recursos/Supervisão”; e “Aspectos Vocacionais”), considerando o início e o final do estágio. Os dados obtidos salientam a presença de oscilações na forma como os professores-estagiários vivenciam esta etapa do seu desenvolvimento profissional. Assim, destacam-se as dimensões “Socialização Profissional e Institucional”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”, e “Aspectos Vocacionais” como as áreas de maior satisfação e ganho, dando a conhecer uma socialização bem sucedida, a ocorrência de aprendizagens muito significativas, bem como a conquista de um “sentir-se professor” e a antecipação de níveis bastante satisfatórios de realização pessoal e profissional. Menores oscilações foram observadas nas dimensões “Aspectos Sócio-Emocionais” e “Apoio/Recursos/Supervisão”, áreas em que os testemunhos dos sujeitos indiciaram a presença de maiores dificuldades, menores níveis de satisfação e menor mudança entre o início e o final do estágio. Na última parte da tese, tecem-se algumas reflexões e propostas de intervenção, tomando não apenas os estágios pedagógicos, mas a formação inicial de professores no seu todo.
Focusing on the last stage of the Initial Teacher Education – the practicum experience/preservice program – this work explores some of the most significant aspects of the experiential repertory of these neophytes. Concentrating on preservice teacher’s perspectives, the explored repertory encloses the main experiences and perceptions related to “Becoming a teacher”, presenting some of the major gains and difficulties associated with this first contact with the job. On a first step, we contextualize historically and legally the Initial Teacher Education in Portugal at the last three decades and, particularly, the practicum; on a second moment, we systematize some of the main studies and reflections that have been focused on the student teacher’s perspective. Enlightening the numberless complexions inherent to “Becoming a teacher”, we present the different dimensions embraced by this process, as well as its sceneries, interlocutors and dynamics. Taking as a start reading point the main compiled evidence at the theoretical part of the thesis, we go, on a third moment, to the presentation of the study. Embracing 229 student teachers from Minho University (during the school year 2001/2002), we applied the “Inventory of Experiences and Perceptions at Practicum” (Version for Teacher Education Students). The study explores the five dimensions contemplated by the Inventory and by the theoretical component of the thesis (“Professional and Institutional Socialization”; “Social and Emotional Aspects”; “Learning and Professional Development”; and “Vocational Aspects”), considering both the beginning and the end of the preservice experience. The obtained information points out the presence of oscillations in the way student teachers live this stage of their professional development. Thus, we may observe major gains at the next dimensions: “Institutional and Professional Socialization”, “Learning and Professional Development” and “Vocational Aspects”. These correspond to the most rewarding areas, making known a well succeeded socialization, the occurrence of very significant learning as well as a growing feeling of “Being a teacher” and the anticipation of quite satisfactory levels of both personal and professional fulfillment. Less variation was observed at the dimension “Social and Emotional Aspects” and “Support/Resources/Supervision” where the testimonies indicate the presence of greater difficulties, less satisfaction levels and minor change between the beginning and the end of the practicum. At the last part of the thesis, some reflections and intervention proposals are made, bearing in mind not only the preservice program but also the Initial Teacher Education as a whole.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3246
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseDOUTCaires.pdf2,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID