Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32941

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Eduardo Jorge Cabral dos Santospor
dc.date.accessioned2015-01-16T16:01:59Z-
dc.date.available2015-01-16T16:01:59Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.issn1647-2548por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32941-
dc.description.abstractOs arquitetos devem ser especialistas em Investigação pelo Desenho, isto é, na capacidade de criar e manipular imagens que expressem ideias, relacionando diferentes áreas de conhecimento (estética, funcionalidade, construção, contexto físico e cultural, planeamento urbano, valores históricos e patrimoniais, sustentabilidade ambiental, etc.). Só um estudante que sabe utilizar o desenho como instrumento de investigação interdisciplinar pode ser considerado apto para iniciar uma especialização numa destas áreas. Esta Investigação pelo Desenho não deve ser confundida com mera representação: a reflexão sobre os conceitos deve sempre ser mais valorizada do que a qualidade das imagens produzidas. Este tipo de trabalho decorre obrigatoriamente nas aulas de Projeto, mas também pode ser desenvolvido em Unidades Curriculares de índole teórica, onde os estudantes podem desenvolver trabalho gráfico / analítico como método de investigação e como suporte para a comunicação das suas ideias. Mas hoje, em Portugal, este tipo de investigação tornou-se muito difícil de promover, devido às restrições resultantes da aplicação do chamado Processo de Bolonha, que levou a uma diminuição drástica das horas de contacto nas disciplinas teóricas, na generalidade dos cursos de Arquitectura. Mas é ainda possível utilizar os temas de Projeto em exercícios teóricos de outras disciplinas, cruzando diferentes campos de conhecimento na mesma prática, treinando os alunos para responder a diferentes tipos de problemas e solicitações a propósito de um único exercício.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Coimbrapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInvestigação ensino teoria da arquitectura desenho,por
dc.titleDe architectis instituendis: a investigação pelo desenho depois de Bolonhapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage229por
oaire.citationEndPage232por
oaire.citationTitleJoelhopor
oaire.citationVolume4por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalJoelho: Revista de Cultura Arquitectónicapor
Aparece nas coleções:EAAD - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joelho_repositorium.pdf945,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID