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TítuloAffective Norms for semantic content and prosody of European Portuguese Sentences: combining categorical and dimensional approaches
Outro(s) título(s)Validação do conteúdo semântico e prosódia de um Conjunto de Frases em Português Europeu: abordagens categorial e dimensional
Autor(es)Matos, Vera Lúcia Oliveira
Orientador(es)Pinheiro, Ana P.
Palavras-chaveAuditory emotional processing
Emotion
Vocal expression emotional
Prosody
Semantic content
Conteúdo semântico
Emoção
Processamento emocional auditivo
Prosódia
Data2014
Resumo(s)The capacity to decode the affective state of others is crucial to our social interactions (Carton, Kessler, & Pape, 1999). We can use several cues to decode emotional information from others, such as facial expression, gestures, body postures, semantic content of the speech and emotional prosody. However, scientific research has mostly focused on the visual modality rather than on the auditory (Scherer, Johnstone, & Klasmeyer, 2003). To respond to the lack of well validated auditory stimuli and to promote research on auditory emotional processing, we validated the semantic content and emotional prosody of a set of European Portuguese sentences. Participants were asked to rate the sentences in three dimensions (valence, arousal, and dominance) and their intensity in each of six categories (happiness, sadness, anger, fear, disgust, and neutral). By combining these dimensional and categorical ratings, this study provide a very complete tool for emotional prosody assessment in an European Portuguese setting, which can be used in experimental research and applied to clinical contexts.
A capacidade de descodificar o estado emocional dos outros é crucial nas nossas interações sociais (Carton et al., 1999). Para perceber o estado emocional dos outros podemos recolher pistas de diferentes fontes de informação, como: das expressões faciais, dos gestos, da postura corporal, do conteúdo do discurso e da prosódia emocional. No entanto, a investigação sobre o processamento emocional realizada até o momento tem estado maioritariamente focada na modalidade visual em comparação com a auditiva (Scherer, Johnstone, & Klasmeyer, 2003). De forma a responder à falta de estímulos auditivos devidamente validados e para impulsionar a investigação do processamento emocional auditivo este estudo teve como principal objetivo validar o conteúdo semântico e a prosódia emocional de um conjunto de frases. Para isso, os participantes avaliaram as frases de acordo com as perspectivas dimensional (avaliando valência, arousal e dominância) e categorial (avaliando a intensidade de raiva, nojo, medo, tristeza, alegria e neutralidade que cada frase transmite). Assim, este estudo fornece um conjunto de frases validadas para o contexto português que constituem uma ferramenta de avaliação completa e adequada à aplicação experimental bem como à clínica.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32956
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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