Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33657
Título: | Os meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa na era digital |
Outro(s) título(s): | Children around the computer : collaborative learning in the digital era |
Autor(es): | Amaro, Sandra Cristina Curado Ramos, Altina Osório, António José |
Palavras-chave: | Aprendizagem colaborativa Redes de aprendizagem online Escola do futuro Collaborative learning Online learning networks School of the future |
Data: | 2009 |
Editora: | Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragança |
Revista: | Eduser: Revista de Educação |
Resumo(s): | Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do moderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à
revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital. It is intended with the present text to reflect and question the traditional learning paradigms, which focus on passive knowledge transmission, and the constructivist, that focus on the active knowledge construction, and the way how they reflect in the classroom environment, particularly emphasizing the collaborative learning and the collaborative online learning. In this manner it is discussed the school reaction to the technological revolution as well as its inclusion in the pedagogical practice. At last, it is explored what could be the school of the future regarding the learning paradigms change and using online educational environments. In this sense it is balanced how are the schools in the digital era. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33657 |
ISSN: | 1645-4774 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os meninos à volta do computador.pdf | Texto completo | 196,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |