Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33657

TítuloOs meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa na era digital
Outro(s) título(s)Children around the computer : collaborative learning in the digital era
Autor(es)Amaro, Sandra Cristina Curado
Ramos, Altina
Osório, António José
Palavras-chaveAprendizagem colaborativa
Redes de aprendizagem online
Escola do futuro
Collaborative learning
Online learning networks
School of the future
Data2009
EditoraInstituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragança
RevistaEduser: Revista de Educação
Resumo(s)Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do moderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital.
It is intended with the present text to reflect and question the traditional learning paradigms, which focus on passive knowledge transmission, and the constructivist, that focus on the active knowledge construction, and the way how they reflect in the classroom environment, particularly emphasizing the collaborative learning and the collaborative online learning. In this manner it is discussed the school reaction to the technological revolution as well as its inclusion in the pedagogical practice. At last, it is explored what could be the school of the future regarding the learning paradigms change and using online educational environments. In this sense it is balanced how are the schools in the digital era.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33657
ISSN1645-4774
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os meninos à volta do computador.pdfTexto completo 196,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID