Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33809

TítuloUtilização de recursos tipográficos em vídeos promocionais e institucionais
Outro(s) título(s)Use of typographical resources in promotional and institutional videos
Autor(es)Cavalcanti, Bruno Maciel Bezerra
Orientador(es)Sá, Alberto
Palavras-chaveTipografia
Vídeo
Teorias da Gestlat
Typography
Gestalt’s theories
Data2014
Resumo(s)O presente trabalho busca por discutir a utilização de recursos tipográficos do ponto de vista do vídeo com análise em um vídeo de caráter promocional-institucional. Serão abordados no trabalho premissas da tipografia clássica e suas componentes na criação da mensagem em conjunto com a mensagem verbal. Também é de suma pertinência ao trabalho a questão do alfabetismo visual e como a tipografia pode se comportar como uma forma visual, tudo isto baseado nas teorias Gestaltistas. No âmbito profissional, o trabalho possui por premissa a relação que o editor de vídeo possui com o designer tipográfico. Esta relação, as vezes, não é contemplada por todas as empresas, pois, muitas vezes, como é o caso do autor deste trabalho, o editor de vídeo, o motion designer e o designer tipográfico é a mesma pessoa, principalmente no que se refere às pequenas empresas. Ou seja, além de uma teoria substancial, o trabalho tenta remeter a sinergia que essas duas (ou três) profissões possuem.
This study aims to discuss the use of typographic features from the point of view of video analysing a promotional-institutional video. Will be addressed in the work premises of classical typography and its components in the creation of the message together with the verbal message. Is also of great relevance to the work the question of visual literacy and how typography can behave as a visual way, all this based on Gestalt theory. In the professional context, the work is premised on the relationship that the video editor has with typographic designer. This relationship, at times, is not covered by all companies, as in the case of the author of this work, the video editor, the motion designer and the typographic designer was the same person, especially in regard to small companies. In a nutshell, in addition to a substantial theory, the paper tries to refer the synergy that these two (or three) professions have.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33809
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruno Maciel Bezerra Cavalcanti.pdf46,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID