Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/34522

TitleAtlas da percolação: representação e interpretação da veiga de Valença-Ganfei-Verdoejo
Author(s)Rodrigues, Florisa Novo
Advisor(s)Silva, Cidália Maria Ferreira
Issue date2014
Abstract(s)Tendo como objecto de estudo a veiga de Valença-Ganfei-Verdoejo e as inquietações que dele surgiram, o presente trabalho é uma investigação sobre o entendimento do território como conjunto de processos que estabelecem relações espácio-temporais. Assim, a condição geográfica caracterizada como um lugar de fronteira e as alterações sofridas na sua morfologia através do processo emparcelamento em 1990-95 fazem com que amostra seja um pertinente para o estudo de processos filtrados temporal e espacialmente. O confronto com uma experiência in situ da amostra associada ao conhecimento in visu do outro lado da fronteira permite um olhar específico da amostra e o desenvolvimento do entendimento da sua relação com a margem oposta. Através do conceito de percolação é criada nesta investigação um atlas que estabelece relações espácio-temporais. Trata-se da criação de uma representação do entendimento do território como um ser em mutação tanto na espessura do tempo como no espaço. Trata-se, também, da exploração de representações espácio-temporais, da inquietação da representação do movimento espacial e temporal num suporte estático. Em suma, a investigação tem como principal objectivo a criação de um atlas, de um conjunto de processos filtrados em constante articulação com estímulos espaciais e temporais que não tem o término nesta investigação. Trata-se de um processo em constante construção.
Taking as its subject the fertile land of Valença-Ganfei-Verdoejo and the concerns that have emerged from it, this work is an investigation into the understanding of the territory as a process that establishes spatio- -temporal relations. Thus, the geographical condition characterized as a border place and the sustained changes in its morphology through the land consolidation process in 1990-1995 make this sample a useful tool for the study of temporal and spatial filtered processes. The confronting with an experience in situ associated with the in visu sample knowledge across the border allows a specific look at the sample and the development of the understanding its relations with the opposite shore. Throught the concept of percolation it is establised, in this investigation, and atlas that understands spatio-temporal relations. It is the creation of a representation as a being changing, both time and space thickness. It is also the exploration of spatio-temporal representations, the caring of a spatial-temporal representation on a static support. In summary, this research aim to the creation of an atlas, a set of filtered processes that have constant coordination with spatial and temporal stimulations and has no termination in this investigation. It is a process in constant construction.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade Território)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34522
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Florisa Novo Rodrigues_2014.pdf188,53 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID