Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34607

TítuloB-Learning nas redes sociais: estudo do seu potencial na inclusão de estudantes surdos no ensino superior
Autor(es)Melo, Liliane Brito de
Gomes, Maria João
Palavras-chaveb-Learning
Educação inclusiva
Pessoas com surdez
e-Inclusion
Inclusive education
Deaf People
Data2014
EditoraAssociação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC)
Resumo(s)O e-learning vem confirmando-se com influente modalidade de ensino na eliminação de barreiras à formação académica e profissional de pessoas com necessidades educativas especiais. Neste artigo apresentamos a caracterização do uso de redes sociais n Internet por parte de pessoas com surdez ao nível do Brasil, através de investigação por inquérito, onde foram exploradas questões relativas ao uso ou não da internet, dispositivos de acesso, formas de uso, frequência de acesso, uso de reds sociais e atividades realizadas no espaço virtual. Após trinta dias de aplicação do questionário participaram 24 pessoas com surdez severa, sendo 75% de origem congénita:62,% são homens; 33% com idade entre 30 e 39 anos; 45% alfabetizados em língua portuguesa escrita e 77% me Libras, seis com pós-graduação e seis oralizados.
The e-Learning, as an inclusive form of educational technology in teaching, has being a strongest ally to overcoming the barriers to disabled people's education. This paper presents a characterization of the use of social networks by people with deafness, that living in Brazil, through survey research with questions about the use or not of web, intemet access devices, access frequency, and their activities in the virtual space. After thirty days of application, 24 deaf people participated, 75% of them has congenital origin; 62.5% are men; 33% between 30 and 39 years old; 45% literate in Portuguese written language and 77% knows how to communicate in Brazilian sign language (Libras). Six of them are graduated and six knows how to speak to communicate.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Atas do XIX Seminário Acadêmico da APEC". ISBN 978-84-697-0700-5
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34607
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
APEC-Barcelona-LilianeMelo-MJGOmes-2014.pdf3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID